Sociedade

Município de Vila Real de Santo António disponibiliza 85 camas no Pavilhão João Ilídio Setúbal

 
 
O município de Vila Real de Santo António, em articulação com a Subcomissão de Proteção Civil COVID-19 e a Autoridade Local de Saúde, criou uma Zona de Apoio à População (ZAP), estrutura que, em caso de necessidade, dará resposta rápida a possíveis situações de emergência e auxílio.

 
Em comunicado a autarquia explica que este recurso "permitirá acolher grupos específicos que necessitem de ficar em isolamento e alojar pessoas que já estejam contaminadas com o Covid-19 (ou sejam suspeitas de contaminação), prevenindo  a infeção de familiares e da restante população".
 
A estrutura está localizada no Pavilhão João Ilídio Setúbal, junto ao Centro de Saúde de VRSA. O equipamento disponibiliza 85 camas nas devidas condições de higiene e segurança, com separação de áreas e circuitos próprios de sujos e limpos, de forma a evitar focos de contágio.
 
O apetrechamento do local esteve a cargo do município de VRSA, através da doação de diversos materiais - como lençóis, mantas, almofadas, toalhas, cadeiras, mesas, entre outros - por parte dos funcionários da Câmara Municipal, empresários e comunidade em geral, tendo sido posteriormente entregues à Autoridade Local de Saúde.
 
Todas as ações de limpeza, higienização e desinfeção do espaço, vigilância e fornecimento das refeições serão da responsabilidade do Município.