Ambiente

Observação de cetáceos com formação em Lagos

 
É nos próximos dias 6, 7 e 8 de junho que terá lugar a 1.ª edição da formação "Legislação, abordagem e comportamentos a adotar na observação de cetáceos", uma iniciativa conjunta da Estação Náutica de Lagos, associação SOMAR e SeaLife que visa reforçar a oferta formativa para empresas marítimo-turísticas algarvias e promover a sustentabilidade no turismo.

Com uma extensa costa, Lagos dispõe atualmente de uma grande oferta no que toca a embarcações turísticas que realizam viagens para visita a grutas e observação de cetáceos (golfinhos e baleias).
 
Em nota divulgada, o município lacobrigense esclarece que esta oferta formativa, surge da intenção da associação SOMAR – Conservação Marinha e Bioacústica, que tem realizado várias iniciativas de âmbito ambiental em parceria com a autarquia, "em trabalhar lado a lado com empresas marítimo-turísticas para que possam adquirir conhecimentos de hábitos mais sustentáveis de conservação da natureza, mas também reforçar o seu conhecimento sobre regulamentação portuguesa sobre esta prática, assim como informar sobre a biologia e espécies que são observadas na costa para adicionar uma componente pedagógica às visitas de barco".
 
Os objetivos da formação estão igualmente alinhados com os da Estação Náutica de Lagos, que promove junto de residentes, visitantes e turistas um conjunto de experiências náuticas, trabalhando em rede com agentes públicos e privados e contribuindo também para uma melhoria da oferta turística nesta área.
 
Esta primeira formação terá a duração de seis horas em horário pós-laboral (18h30-20h30), distribuídas por três dias (6-8 de junho) e será realizada nos armazéns da empresa SeaLife (Lagos). Os participantes terão acesso a certificado, sendo que o acesso é gratuito, mas sujeito a inscrição prévia obrigatória aqui.