O PAN denuncia em comunicado a existência de uma lixeira a céu aberto no percurso pedestre que liga Albufeira à Via Algarviana, solicitando às entidades responsáveis a sua limpeza imediata bem como a fiscalização e manutenção do percurso.
A concelhia do partido diz tratar-se "de um atentado ambiental ao fazer o percurso de ligação à Via Algarviana, que deveria assumir-se como um atrativo para os amantes de caminhadas e da natureza".
No mesmo comunicado o partido diz ter encontrado no trajeto de Albufeira para Paderne "lixeiras a céu aberto, despejos ilegais, acampamentos clandestinos e marcações derrubadas".
Num momento em que se focaliza a atenção mundial para a problemática do lixo, do plástico, das alterações climáticas e do impacto ambiental do ser humano, o PAN realça que "não se compreende a ausência de manutenção deste percurso que foi visto como uma atração turística na busca da redução da sazonalidade potenciado o turismo de natureza para atrair o turista que gosta, protege e respeita a natureza".
Além de ter solicitado às entidades competentes para que procedam à limpeza dos terrenos em questão, o PAN sugeriu a implementação de alguns métodos preventivos, de forma a que estas situações sejam acauteladas e minimizadas, nomeadamente "a importância do aumento da vigilância no local, uma maior fiscalização, manutenção regular, sistemas de videovigilância e aplicação de coimas".