O PCP está a promover em todo o país, e também no Algarve, uma ação nacional de contacto com utentes e profissionais do Serviço Nacional de Saúde.
De acordo com o partido, a iniciativa tem como objetivos a divulgação das principais propostas do PCP na área da saúde e da valorização do SNS, "tendo em conta o ataque cerrado a que está sujeito e a degradação em curso dos serviços públicos desta área".
A ação envolve a distribuição de um documento sobre a matéria – junto dos três hospitais públicos da região, dos principais centros e extensões de saúde e de alguns dos hospitais privados. Em paralelo com esta ação serão entregues na Assembleia da República iniciativas legislativas sobre as propostas do PCP nesta área, particularmente sobre as questões da carência de profissionais de saúde, "matéria que exige medidas de incentivo à atração e fixação de médicos, enfermeiros e outros profissionais no SNS, que, no caso do Algarve, impediriam a contínua degradação a que a população tem vindo a assistir, de que os encerramentos da Urgência Pediátrica do Hospital de Faro é exemplo", apontam os comunistas em comunicado.
O PCP destaca ainda a falta de respostas do Governo, por "persistir no sub-financiamento do SNS, ao mesmo tempo que é conivente com o cerrado ataque que os grupos privados de saúde estão a dirigir ao SNS".