Saúde

Projeto «Arte pela Saúde» chega ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve

 
O projeto «Arte pela Saúde» foi inspirado na iniciativa "Un quadr oal mese: lárte in ospedale", desenvolvida no COVID Hospital OGR ASL, na cidade de Torino, em Itália.

Que impacto tem a arte na promoção da saúde? Que efeito tem a cultura no bem-estar físico e mental? Poderá a arte aliviar a tensão física e emocional?
 
Em nota de imprensa, a Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura (Faro 2027), informa que, em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e a Associação 289 foi desenvolvido o projeto «Arte pela Saúde».
 
Este projeto visa promover o bem-estar físico e emocional de todos os profissionais de saúde que, ao longo dos dois últimos anos, estiveram envolvidos «no duro combate à pandemia». A iniciativa conta com a participação de cinco artistas plásticos que, até março de 2022, irão expor os seus trabalhos no refeitório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.
 
Esta mostra coletiva integra obras de Gustavo Jesus, Milita Doré, Régis Vincent, Fernando Sampaio Amaro e Leandro Marcos, artistas que de forma voluntária e gratuita se juntaram a Faro2027 nesta iniciativa.
 
O projeto teve início em meados de 2021, com a promoção de conversas entre os artistas da Associação 289 e funcionários do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, nomeadamente psicólogos que estiveram responsáveis pelas linhas de apoio psicológico aos profissionais de saúde. Esta fase contou ainda com visitas técnicas ao espaço e reuniões de planeamento de projeto. A primeira exposição teve início a 29 de novembro do ano passado.
 
Um dos aspetos mais interessantes do projeto, é a possibilidade dada aos profissionais de saúde de interagir com o artista. Através de um QR code instalado nas mesas do refeitório do CHUA, os profissionais de saúde podem enviar uma mensagem ao artista ou responder a uma questão colocada por este em relação às obras expostas: “a adesão ao projetos tem sido muito positiva e é gratificante ver os artistas receberem mensagens a agradecer pela exposição, a relatar que com este projeto o hospital é um lugar melhor ou mesmo a afirmar que as obras de arte expostas permitiram aliviar a mente”, conta Isadora Justo da Faro2027.