Política

PSD Loulé exige esclarecimentos sobre criação de nova Unidade de Triagem de Resíduos no concelho

Rui Cristina - Presidente do PSD Loulé
Rui Cristina - Presidente do PSD Loulé  
O PSD Loulé diz estar preocupado sobre a alegada intenção de construção de uma Unidade de Triagem de Resíduos localizada em Matos da Picota, abrangendo as freguesias de São Sebastião e Boliqueime.

Em comunicado, o partido critica o "segredo" do executivo municipal liderado pelo socialista Vítor Aleixo, por não ter "prestado ainda qualquer informação, quer à Assembleia Municipal, quer às juntas de Freguesia, reagindo unicamente através de um vago comunicado que nada esclarece, após a posição de preocupação manifestada publicamente por parte dos partidos da oposição e das populações".
 
Entretanto, os vereadores do PSD, já solicitaram informação sobre o processo, exigindo que sejam dados todos os esclarecimentos sobre o Processo 257/20 de licenciamento para a construção da Unidade de Triagem de Resíduos na Mata da Picota à Assembleia Municipal, por parte do executivo municipal, na primeira sessão depois das eleições autárquicas, agendada para o próximo dia 3 de dezembro.
 
Os sociais democratas avançam, que a empresa promotora do projeto alega que este centro irá substituir as atuais instalações que ocupa na freguesia de Boliqueime, por estas já não suportarem as operações que a empresa pretende desenvolver no futuro.
 
Neste contexto, o PSD de Loulé reafirma querer saber junto do atual executivo, se a Unidade de Triagem de Resíduos da mesma empresa, vai ser desativada ou destinada ao tratamento de outros resíduos, porventura mais perigosos e se para além dos pareceres técnicos das diversas entidades, a Câmara Municipal de Loulé vai licenciar urbanisticamente uma unidade de tratamento de resíduos de grande dimensão, (44.010,00m2), destinada a processar resíduos orgânicos, resíduos indiferenciados, de equipamento elétrico e eletrónico (REEE) e de poliestireno expandido (EPS) entre outros, a 8 km da cidade. O partido questiona ainda sobre a expansão da zona industrial de Boliqueime, onde a nova unidade ficará, presumivelmente, instalada.
 
No comunicado recorda-se que o concelho já tem um Aterro Sanitário localizado na Cortelha, Freguesia de Salir, (explorado pela empresa Algar), suportando o destino final dos resíduos urbanos de vários concelhos da região. Dado o ritmo a que a infraestrutura tem vindo a ser preenchida, haverá necessidade de num futuro próximo, ser projetada uma nova infraestrutura localizada fora.