Sociedade

"Dias Medievais" recontam história em Castro Marim com preocupação ambiental

De 28 de agosto a 01 de setembro, a Vila de Castro Marim transforma-se numa vila encantada, recriando, com rigor, os usos, costumes e vivências do passado medieval.

PUB
 
Serão cinco animados dias e noites de regresso à Idade Média, onde o Castelo e a Vila recebem, além de milhares de visitantes os protagonistas da época com apresentação de produções culturais e artísticas
 
O Município informa em nota sobre o evento, "que os torneios a cavalo, os teatros de rua, os muitos grupos de animação, com malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, a música medieval, a música e dança árabe-oriental, a música sacra, as danças medievais, a exposição de instrumentos de tortura e punição, o mercado medieval e os banquetes, são algumas das principais atrações do evento". 
 
Os Dias Medievais em Castro Marim têm por palco principal o Castelo, onde estão previstas as maiores recriações, como as de artes e ofícios, e representadas mais de 45 profissões e espetáculos, como os torneios medievais a cavalo. É também o Castelo, no Paiol, que acolhe a renovada exposição de instrumentos de tortura e punição (cofinanciada pelo Interreg V-A, apoiada pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS), mostrando uma das razões pela qual a Idade Média é considerada como a Idade das Trevas.
 
Pelo banquete, outra das grandes atrações deste evento, passam todos os grupos de animação do evento. À semelhança do que acontecia na Idade Média, os comensais experimentam as melhores iguarias da época, enquanto desfrutam dos espetáculos de animação. Uma experiência inovadora do restante banquete também pode ser adquirida nesta edição, “Seja Rei por uma Noite”, uma mesa real que reúne 10 convivas, com a pompa e circunstância das cortes da Idade Média.
 
O Forte de S. Sebastião, outro dos palcos deste evento, alberga a Guarnição Militar, uma recriação histórica onde poderá ver várias exposições temáticas, exibições de falcoaria, treino de escudeiros, torneios e artes como a de cavalgar, esgrima e arco longo.
 
A organização assegura que este ano foram reforçadas algumas questões de segurança, de saúde e questões ambientais, um trabalho que pretende elevar os Dias Medievais em Castro Marim a Eco Evento. 
 
Este ano, o objetivo passa por conseguir uma redução drástica de resíduos e uma reutilização máxima dos bens e cenários de cada edição. Vão ser utilizados os copos em barro, como desde quase a génese dos Medievais, e há uma efetiva redução de gasto em papel na produção de todos os materiais gráficos.
 
As bilheteiras dos Dias Medievais em Castro Marim abrem pelas 15h00, enquanto as atividades e animação do evento arrancam às 17h00 e encerram às 00h00. Durante o evento, organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim, o Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) funcionará como posto de informações e de apoio.