Símbolo da Liberdade, ‘Hermione’ é uma réplica da fragata francesa à vela do século XVIII, a bordo da qual o Marquês de La Fayette embarcou em direcão à América do Norte em 1780.
Em viagem pelo mediterrâneo, chega agora a Portimão no dia 8 de maio, fazendo escala por três dias no porto comercial da cidade.
Integrada num evento público, trata-se de uma iniciativa organizada pela delegação algarvia da associação Union des Français de l’Étranger (UFE) que se insere nos valores humanistas portugueses e franceses, sendo esta escala, vista como uma ocasião para reforçar a francofonia que há muito tempo une as duas nações.
Pela sua relevância, foram convidados para a receção da Hermione a Presidência da República Portuguesa, a Marinha Portuguesa e Francesa, as Embaixadas Francesas e dos E.U.A. entre outras instituições governamentais.
Os Municípios de Portimão, Lagoa, Faro, Loulé, Olhão, Silves e Lagos, apoiam esta iniciativa.
Ao longo destes três dias haverá um programa dedicado com espetáculos de música e animação, jantares temáticos a bordo, exposições e conferências, com entrada livre.
A escala em Portimão insere-se no cruzeiro «Voyage Hermione 2018 – Libres ensemble de l’Atlantique à la Méditerranée» de quatro meses e meio que teve inicio em Fevereiro passado em La Rochelle (França) e inclui paragens em Tânger (Marrocos), Barcelona (Espanha), Sète (França), Toulon (França), Marselha (França), Port Vendres (França), Bastia (França), Portimão (Portugal), Pasaia (Espanha), terminando a 16 de Junho, em Bordéus (França).