No dia 26 de março, entre as 20h30 e as 21h30, vários equipamentos municipais de Lagos vão apagar as luzes interiores e exteriores num gesto de alerta contra as alterações climáticas.
Informa a autarquia que, mais uma vez, aceitou o desafio lançado pela APN - Associação Natureza Portugal e pela WWF - World Wide Fund for Nature, incentivando a população a realizar a mesma ação simbólica para contribuir para um planeta mais sustentável.
Realizada anualmente desde 2007, a "Hora do Planeta" é uma iniciativa internacional promovida pela WWF que visa unir milhões de pessoas em todo o mundo para mostrar o seu compromisso em ajudar o Planeta e combater as alterações climáticas. Em Portugal, a ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses tem vindo a associar-se a este projeto através da sua promoção junto das várias autarquias para que lancem o exemplo junto da população.
O tema escolhido para este ano foi "Restauro da Natureza", associado ao conceito "Liga-te ao Planeta", para advertir para a importância e fragilidades dos recursos naturais e da sustentabilidade ambiental.
No dia 26 de março, durante 60 minutos (20h30-21h30), serão desligadas as luzes dos seguintes locais:
- Fontes ornamentais do centro da cidade;
- Fonte ornamental de São Gonçalo;
- Rotunda dos Ventos (Meia Praia);
- Fachada da Igreja de Santa Maria;
- Iluminação das fachadas da Muralha no Jardim da Constituição;
- Iluminação das fachadas do Forte Ponta da Bandeira;
- Iluminação exterior do Moinho de Odiáxere;
- Edifício Paços do Concelho Séc. XXI.
Como medida sustentável associada a esta causa, o município propõe-se ainda a efetuar a substituição de tecnologia convencional por tecnologia LED na iluminação pública em vários pontos do concelho (600 luminárias), processo que já está em curso, e substituição de luminárias de iodetos por luminárias LED em espaços desportivos interiores.
Em nota de imprensa, o município apela a toda a população que adira à "Hora do Planeta" e que, no mesmo período, desligue ou reduza as luzes de sua casa, contribuindo, assim, para um mundo mais sustentável.