Sociedade

Reabilitação do Palácio Gama Lobo em Loulé integra lista de candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

 
Os trabalhos de reabilitação inaugurados em 2019, no Palácio Gama Lobo em Loulé, integram a lista dos candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de “Impacto Social”.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi, que vai distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências. O contributo para a qualificação das cidades e o seu impacto na comunidade, o sucesso medido pela aceitação pelo mercado, o impacto e valor social, a capacidade de induzir a mudança no tecido urbano, são as bases para a distinção. 
 
Promovido pelo Município de Loulé, o projeto de reabilitação do Palácio Gama Lobo, da autoria do Arquiteto Luis Guerreiro e executado pela construtora Costa & Carreira, num investimento de 1,3 milhões de euros com o apoio de fundos comunitários, é para a autarquia, «um trabalho notável do ponto de vista da arquitetura, sobretudo pelo equilíbrio alcançado entre o respeito pelas pré-existências e a incorporação de novos materiais e de novos elementos». 
 
O antigo edifício brasonado, uma casa nobre que constitui um marco da arquitetura civil de Loulé e um elemento importante na sua expansão e desenvolvimento urbano na segunda metade do século XVIII, é agora sede do Loulé Criativo.
 
Os trabalhos de reabilitação permitiram criar um espaço destinado aos projetos do Turismo Criativo; o ECOA - Espaço de Criatividade, Ofícios e Artes com as valências de residências e oficinas; e o Loulé Design Lab. Zonas de coworking para designers e makers, oficinas de trabalho e oficinas de formação, espaço de biblioteca, espaço para palestras e reuniões, espaço de galeria visitável e uma loja são as áreas que se destacam neste edifício, acrescenta nota da câmara louletana.