Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
Sabe proteger-se da “arte da manipulação”?
Imprimir Partilhar por email
É inegável que, há pessoas cuja arte de mentir e de manipular é tão grande que, chegamos a acreditar que nada conseguimos fazer para lidar com isso e para nos protegermos, mas não é bem assim.
 
Há sempre formas de contornar esse facto; mesmo aqueles que se consideram os manipuladores mais experientes. Para o conseguir, é essencial saber as técnicas que utilizam e, esse é o nosso desafio, apresentar as mais comuns para que se possa defender.
 
Um ponto importante é não se deixar abalar por ter já ter falhado uma ou mais vezes, pois é essa fragilidade que alimenta os manipuladores.
 
Pense que, com o treino e a aprendizagem, será cada vez mais capaz de enfrentar as pessoas mal intencionadas e que também é capaz de usar os seus recursos pessoais para se proteger.
 
Os manipuladores apresentam-se sempre como “boas pessoas”, sempre amigáveis e dispostos a estabelecer amizades, mas usam de todos os seus recursos para alcançarem única e exclusivamente os seus objetivos. Fazem uso do seu olhar poderoso, de gestos específicos, de pausas nas conversas, de “tiques”, encenações para que os outros façam tudo o que eles querem.
 
É verdade que a melhor forma de nos protegermos de um manipulador é afastarmo-nos dele e seguir a nossa vida, mas é certo que há muitos e algum dia vamos ter de enfrentar alguém com essas características e muito interesse em nós.
 
Nesse sentido, o ideal é saber como nos podemos defender, pois é muito comum encontrar gente interessada em enganar os outros numa sociedade onde o materialismo ganha terreno e as “boas pessoas de verdade” são escassas.
 
Parta do princípio de que todas as pessoas têm sempre algum interesse em estabelecer uma relação com outra, pois desde logo, já está a acionar na sua mente um mecanismo de defesa e, ao mesmo tempo, avalie se também tem algum tipo de interesse em manter essa proximidade. Em caso negativo, não perca tempo e energia e afaste-se.
 
Se tiver interesse nessa relação, terá a responsabilidade de se proteger, pois caso contrário, certamente que será usado e enganado.
 
As relações têm de ser sempre em equilíbrio: damos e recebemos. Quando esta base não está a funcionar, alguém está a ser prejudicado.
 
Saiba que, os manipuladores são peritos em fazer de conta que os outros lhes devem tudo e que eles nunca têm de dar algo em troca, por isso, não aceite esse tipo de relação de subserviência.
 
Depois, é comum que, para ter o que consegue, o manipulador use técnicas como a mentira. Normalmente falam muito e, quando querem saber o nosso lado, fazem um silêncio estratégico que abre espaço para que o outro conte o que sabe mesmo sem querer.
 
É também usual que o olhar deles seja penetrante para baralhar os outros e assustá-los. Dessa forma, conseguem conduzir os outros ao que pretendem.
 
Jogam muito com os tons de voz para evidenciar o que pretendem, mas ficam muito atrapalhados com as perguntas inesperadas, por isso, é uma boa oportunidade para os demover.
 
Os manipuladores só funcionam bem quando estão em posição superior. Quando percebem que o outro não está abaixo de si, afastam-se nem que seja temporariamente. Se o interesse for grande, regressam com uma nova estratégia.
 
Gostam muito de se fazer de vítimas, são sempre os que mais trabalham e menos lucros têm, já que essa é a sua estratégia para levar os outros a fazerem tudo o que pretendem.
 
Adoram criar encenações para enrolar os outros. Encontram sempre um ponto fraco no outro para o usar em seu benefício e, quando querem um favor começam por pedir algo grandioso para depois pedirem exatamente o que querem. Começam do maior, a pessoa nega e, rapidamente passam para o que querem e, por norma, as suas vítimas caem.
 
Inventam mentiras como ninguém. Basta prestar atenção ao seu discurso para perceber o enredo que fazem e, muitas vezes usando o nosso nome para nos fragilizar. Do vazio aparecem com essas histórias com algumas partes reais e outras puramente inventadas. O seu alvo acaba por ficar baralhado e, muitas vezes cede ao que lhe pretendem fazer. Chegam a ir buscar histórias do passado de que o outro não se recorda para usar contra ele. Esteja atento que esta técnica é das mais utilizadas pelos manipuladores, pois sabem que facilmente o outro terá mais dificuldades em se proteger.
 
Por norma, os manipuladores nunca reconhecem o bem que lhes fazem e nunca agradecem, por isso, comece pelo teste de lhes dar algo pequeno e de ver a sua reação. 
 
Será a mesma quando lhes der algo de maior valor e, o ponto de partida para arrecadarem tudo o que pretendem. É como se de uma dívida permanente se tratasse e o outro sente-se obrigado a essa serventia sem nada em troca.
 
Normalmente estas pessoas têm sempre “poderes paranormais” que usam para iludir os outros. Dizem-se conhecedores de técnicas “muito avançadas” para prever o futuro, que sabem o nosso passado e daí por diante. Como não há assim tanta diversidade de percursos, acabam por acertar sempre em alguma coisa e por nos enganar. Esteja atento, pois ninguém sabe mais de si do que você mesmo! Afaste-se imediatamente deste tipo de pessoas que acabam por nos ter na mão pelo medo e pela vergonha de algo que já fizemos.
 
Se possível ou se valer a pena, vire para o manipulador aquilo que diz a seu respeito. Use a sua inteligência e devolva-lhe o que lhe está a fazer. Desse conflito certamente que alguém vai sair vencedor, mas não alimente demasiado este tipo de relação que só conduz à dor, ao sofrimento e à infelicidade.
 
A melhor forma de se proteger de um manipulador é saber exatamente o que ele faz e partir do princípio de que qualquer pessoa o pode fazer desde que queira e desde que esteja atento, por isso, opte pelo seu estilo de vida, pelos seus valores e procure pessoas com interesses comuns aos seus, pois será muito mais difícil ser enganado, mas pense no que os outros são capazes de fazer para conseguirem o que pretendem, pois esse é o ponto de partida para se defender: saber a realidade e enfrentá-la corajosamente. 
 
Fátima Fernandes
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Jovem algarvia lança livro que denuncia erro médico

Jovem algarvia lança livro que denuncia erro médico

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Grandes êxitos de Elvis Presley ao som da Orquestra de Jazz do Algarve

Grandes êxitos de Elvis Presley ao som da Orquestra de Jazz do Algarve

ver mais
 
São Brás de Alportel apresenta ritmos do Japão, Colômbia e Eslováquia

São Brás de Alportel apresenta ritmos do Japão, Colômbia e Eslováquia

ver mais
 
Dia do Município de Albufeira homenageou funcionários e juntou em palco Bonny Tyler e Cliff Richard

Dia do Município de Albufeira homenageou funcionários e juntou em palco Bonny Tyler e Cliff Richard

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio