Ambiente

Saiba como Loulé assinalou o Dia Mundial das Florestas e o Dia Mundial da Água

O Município de Loulé voltou a assinalar o Dia Mundial das Florestas (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março) com a dinamização de diversas iniciativas que envolveram a comunidade.

PUB
Avança a autarquia que, a entrega gratuita à população de 4000 exemplares de várias espécies arbóreas, como o sobreiro, azinheira, zambujeiro, romãzeira, carvalho-português, e arbustivas, entre as quais a lavanda ou o alecrim, decorreu este ano no Mercado Municipal de Loulé.
 
As empresas municipais do concelho associaram-se a estas atividades e, em Quarteira, os alunos da Escola Dr.ª Laura Aires passaram a manhã desta segunda-feira numa ação de sensibilização, coordenada pelas Espaços Verdes da Inframoura, alertando os jovens para a importância da estrutura verde de Vilamoura no combate às alterações climáticas.
 
Também a equipa de paisagismo e jardinagem da Infraquinta convidou os colaboradores da empresa a juntarem-se à celebração deste dia, com a plantação de 15 pinheiros junto À Avenida André Jordan. O auditório da Infralobo recebeu um seminário relacionado com a temática da biodiversidade na área de Vale do Lobo e direcionado aos colaboradores, apresentado por Ricardo Quinto-Canas da Universidade do Algarve. Note-se ainda que, esta empresa municipal também distribuiu pelos seus clientes 2500 árvores para serem plantadas.
 
Em nota emitida, o município evidencia ainda o trabalho que tem desenvolvido na área das florestas, como é o caso da elaboração da Agenda de Sustentabilidade “Floresta, Biodiversidade e Desenvolvimento Rural” que consiste na avaliação, mapeamento e valorização dos serviços dos ecossistemas; do Plano de Reabilitação da Infraestrutura Verde; do Projeto de Valorização da Floresta Mediterrânica; do acesso ao PERLA - Programa Estratégico de Recuperação de Linhas de Água; ou do Pacto para um Sistema Alimentar Sustentável e a Patrimonialização do Pomar Tradicional de Sequeiro.
 
Na mesma sequência de sensibilização ambiental, é igualmente manifestada preocupação com a água devido à escassez deste recurso no concelho. Assim, no Dia Mundial da Água, a autarquia aderiu ao movimento “H2Off - HORA DE FECHAR A TORNEIRA!”, iniciativa promovida pela APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas), que visa estimular a reflexão sobre o uso que se faz da água.
 
Por fim, o município convida todos a visitarem a página da campanha “Aqui cuidamos da Água” http://aquicuidamosdaagua.pt/, que foi também materializada numa exposição, patente ao público no Mercado Municipal, a partir desta terça-feira, que visa destacar formas de como individualmente podemos poupar este recurso. O produto desta exposição resulta da colaboração com a Loulé Concelho Global que posteriormente irá tramitar para escolas e outros edifícios/locais públicos.