Cultura

Serra de São Brás terá fim de semana com festa tradicional de verão

 
Em pleno coração da Serra do Caldeirão de São Brás de Alportel, a aldeia de Cabeça do Velho, acolhe neste fim de semana, dias 6 e 7 de agosto, a tradicional festa de verão, que integra o roteiro das "Aldeias de Portugal", com a iniciativa "Férias na Aldeia".

Organizada anualmente pelo Futebol Clube da cabeça do Velho, com o apoio da Câmara Municipal, a festa de verão da Cabeça do Velho que visa valorizar e preservar as tradições, saberes e sabores serranos, bem como a promoção dos produtos endógenos, tem início pelas 19h00 de sábado, dia 6, com o Mercadinho na Aldeia e petiscos serranos para degustação. A noite será animada pelo grupo "Improviso" e a atuação de Andreia Viegas e João Martins, reservando ainda o momento mais aguardado com o leilão de tabuleiros recheados com produtos típicos.
 
O Mercadinho na Aldeia reabre no domingo, pelas 19h00, para dar início à festa que prossegue com petiscos serranos e muita animação, ao som do Duo Reflexão seguido pelo tradicional leilão de tabuleiros.
 
O programa integra um momento dedicado aos "Netos da Serra – os amigos da Lara", uma iniciativa de valorização das raízes familiares à serra, assinalado entre avós e netos, descendentes serranos que nasceram pós incêndio de 2012. Um momento que traz a memória o Projeto Lara de reabilitação da serra pós incêndio, sensibilizando para a necessidade de preservação daquele património natural, em especial pelas novas gerações.
 
A festa termina ao som do Grupo Jasmim - músicas tradicionais ucranianas, como forma de afirmação cultural deste povo vitima de guerra.
 
Na edição deste ano, a festa de verão terá uma componente familiar, integrada na iniciativa "Férias na Aldeia", da rota turística de valorização dos territórios rurais "Aldeias de Portugal". Uma nova dinâmica de valorização e promoção territorial coorganizada pela Câmara Municipal, Associação In Loco, Futebol Clube Cabeça do Velho, Associação Turismo de Aldeia e Grupo de Trabalho da Serra de São Brás, que desafia famílias a "viver" um fim de semana diferente em contacto com a natureza e a identidade local.
 
Neste âmbito, o programa contempla para sábado, a partir das 16h30, um piquenique na sombra, com iguarias serranas, seguido por um percurso pedestre por "Entre Vales, Fontes e Memórias da Serra do Caldeirão". Ao jantar, os participantes terão oportunidade de degustar o tradicional jantar de grão, seguido de baile e o tradicional leilão de tabuleiros.
 
O amanhecer de domingo traz consigo novas experiências degustativas, um passeio pelo sobreiral para observação e contacto com a biodiversidade local seguido de um ateliê de cortiça, dedicado à reutilização desta matéria prima na criação de novas peças utilitárias e decorativas.
 
As atividades das "Férias na Aldeia" terminam com um almoço convívio.
 
Os últimos lugares para estas férias serranas encontram-se ainda disponíveis junto da Associação IN LOCO através do Tel. 969 986 206 ou e-mail. aldeias@in-loco.pt e são limitadas.