A Direção do Sindicato da Hotelaria do Algarve esteve reunida esta tarde e decidiu convocar uma greve regional para todo o setor da hotelaria, restauração e similares do Algarve, para o próximo dia 1 de Agosto, que contará com uma concentração em Faro no mesmo dia.
Segundo o sindicato, "esta decisão surge porque o patronato do setor (AIHSA e AHETA) continua a recusar aumentos salariais que reponham o poder de compra perdido nos últimos anos e que promovam uma melhor distribuição da riqueza criada pelos trabalhadores".
Os sindicalistas dizem em comunicado que não aceitam que os trabalhadores "sejam os únicos a não beneficiar dos excelentes resultados do turismo em que os patrões continuam a querer diminuir e/ou retirar direitos já consagrados, além de não respeitarem a contratação coletiva e os direitos individuais e coletivos dos trabalhadores".
Neste contexto consideram "inaceitável" a proposta de Lei do governo, em discussão na Assembleia da República, "que a ser aprovada acentuaria ainda mais a exploração", referem.