Sociedade

Teatro Lethes abre portas pela quinta vez ao Ciclo de Teatro Espanhol

 
Este ciclo inscreve-se no âmbito da participação da ACTA no Circuito Ibérico de Artes Cénicas que engloba estruturas de criação, produção e programação artística de Portugal e de Espanha.

 
Trata-se de acordo com a ACTA de «uma parceria importante no âmbito de valorização, numa lógica de interculturalidade, das artes de palco de ambos os países».
 
As Companhias presentes nesta edição são: La Fundicion de Sevilha, Tranvia Teatro de Zaragoça, Karlik Danza Teatro de Cáceres e Teatro Guirigai de Badajoz.
 
Assim nesta sexta-feira, 25 de outubro, pelas 15h00 há "Diálogo de Sombras" pelo Tranvía Teatro de Saragoça para maiores de 12 anos.
 
Diálogo de Sombras conta um encontro hipotético entre Valle-Inclán e García Lorca num local indefinido. Uma espécie de "loop" temporal onde se encontram e se reencontram, depois de morrerem em 1936, um "de velho" e outro "de uma morte muito má".
 
Um espetáculo em torno de dois dos mais famosos dramaturgos espanhóis.
 
No domingo dia 27, pelas 16h00 sobe ao palco do Lethes "La Vida de Los Salmones" de Karlik Danza Teatro, para maiores de 8 anos.
 
Ao longo de sete noites do mês de agosto, do crepúsculo ao amanhecer, entre o devaneio e a memória, Adrienne e Aura, uma mulher e uma garota, encontram-se na hora de apagar a luz para dormir. Nesse instante, as sombras crescem e os medos deslizam pelas paredes. Tudo assusta, tudo preocupa. Mas Adrienne, Aura e a dançarina que os acompanha, dançando os seus sonhos e desafiando os seus monstros, vão caminhar juntas por um caminho que lhes dará descanso.
Noite após noite, reúnem-se no quarto de Aura, naquele momento mágico que é o fim do dia, para imaginar, criar, cantar, contar e lembrar. E todas as noites aprendem algo novo que não sabiam sobre o mundo e sobre elas próprias.
 
No sábado 2 de novembro, a partir das 16h00 é a vez de "Lá Primeira Obbra de Arte" com La Fundicion de Sevilha, para maiores de 7 anos.
 
Oriolo-Clown-Artist prepara-se para ficar manchado de tinta, encher-se de lama, cortar pedras, viajar no tempo. Ele também não se importa de cozinhar, fazer malabarismos, tocar música ou o que for necessário para seduzir e convidar a entrar no maravilhoso e mágico mundo das Belas Artes. Tudo isso pelo seu olhar inocente, inteligente, absurdo, apaixonado e coerente. Oriolo acha que é um grande artista. É por isso que ele aparece no palco para explicar sua visão da arte e transmitir o seu conhecimento ao público.
 
No domingo dia 3, às 16h00, é a vez de "Camino del Paraíso de Teatro Guirigai en Faro" pelo Teatro Guirigai de Badajoz, para maiores de 12 anos.
 
O frade Panurgo anuncia a sua chegada para cozinhar a famosa Caldeirada do Peregrino. Pede favores, carnes e bom vinho em troca de conseguir um lugar no Paraíso. Depois dele vem o sacamuelas Monipodio, com as suas canções satíricas, poções milagrosas, instrumentos cirúrgicos e vários segredos para aliviar dores, endireitar ossos e cuidar dos crânios.
 
Une-se à alegre sarabanda Inés de Los Vivos, perfumista e Mestra em óleos, tinturas e cremes. Competem entre si: burlas, jogos, seduções, alianças, escaramuças, exorcismos, fábulas e versos. O seu objetivo é cozinhar a Caldeirada mais saborosa. Para prová-la organizaram uma rifa à maneira italiana: A Lotaria da Caldeirada, onde participarão todos os espetadores.