112

'Cidadela' da proteção civil de Loulé reforçada com as futuras instalações do INEM Algarve

A cerimónia da assinatura do auto de consignação e lançamento da primeira pedra das instalações do INEM Algarve, teve lugar esta manhã, num terreno entre o quartel dos bombeiros e o Cemitério Municipal de Loulé.

PUB
Aí será construído o edifício que irá albergar não só a Delegação Regional do INEM Algarve mas também o Centro de Orientação de Doentes Urgentes - CODU. A empreitada que deverá estar pronta dentro de dois anos, terá um custo de 1 milhão e 800 mil euros, suportados integralmente pelo município. 
 
Em declarações ao Algarve Primeiro, o autarca de Loulé referiu que a par deste investimento, decorre um concurso para a ampliação da base de helicópteros em serviço permanente em Loulé, no valor de 2,5 milhões de euros, com apoio do fundo comunitário INTERREG, para que a mesma tenha capacidade operacional para seis helicópteros.
 
Vítor Aleixo recordou que além da inauguração ainda recente do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, está prevista para o mesmo local, a construção das instalações do Comando Territorial da GNR, projeto que tem vindo a ser articulado com o Ministério da Administração Interna.
 
 
O responsável autárquico realçou a rapidez no desenvolvimento destes projetos, «fruto da excelente relação entre os diversos ministérios e o município, com vista à implantação de serviços de vocação regional, modernos e que em última análise, os grandes beneficiários destes investimentos são as populações do Algarve, além dos turistas que podem contar com boas condições de socorro em caso de problemas».
 
Carlos Raposo, responsável operacional do INEM Algarve, adiantou que a futura delegação regional terá a responsabilidade de coordenação dos serviços, irá acolher o Centro de Orientação de Doentes Urgentes - CODU, estruturas de formação e logísticas, num local estratégico com bons acessos junto à Via do Infante - A22, para servir os algarvios.
 
Relativamente ao CODU Algarve, explicou que este serviço é uma extensão do CODU Lisboa, «mas esperamos que quando haja a revisão dos estatutos do INEM, que está prometida para breve, se faça a institucionalização do CODU Algarve, altura em que o serviço passará a albergar todas as valências».
 
Sobre as atuais instalações do INEM Algarve, no Mercado Abastecedor da Região do Algarve, no concelho de Faro, adiantou que «devido ao crescimento das estruturas regionais no últimos anos, estas estão a tornar-se exíguas para a atividade que temos neste momento, prevendo-se que venha ainda a aumentar, daí precisarmos de alargar o espaço disponível», concluiu.