112

10 aldeias do concelho de Loulé receberam simulacros de evacuação em caso de incêndio

 
Nos últimos meses, técnicos da Proteção Civil Municipal estiveram em 10 aldeias do interior do concelho de Loulé para sensibilizar a população para a prevenção de comportamentos de risco, com o objetivo de mitigar os efeitos dos incêndios rurais no concelho.

Segundo a autarquia de Loulé, estas ações decorreram no âmbito do Programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras” e consistiu na divulgação de medidas de autoproteção e a realização de simulacros de evacuação junto dos aglomerados, na sua maioria constituídos por pessoas idosas.
 
Os participantes foram colocados perante possíveis cenários de um fogo florestal, recebendo da parte dos técnicos informações importantes sobre como agir em caso do incêndio se aproximar da sua casa, se ficar cercado pelo fogo, em caso de confinamento na habitação ou numa situação de evacuação. Por outro lado, foram abordados alguns conceitos importantes em caso de um incêndio rural como o kit de evacuação, o papel e as competências do oficial de segurança, a diferença entre o abrigo coletivo e o refúgio coletivo ou em que consta um mapa de evacuação.
 
De acordo com a equipa de Proteção Civil Municipal, estes exercícios foram "momentos pedagógicos importantes" e, apesar de nem toda a população ter aderido às ações, "posteriormente todos os habitantes acabarão por conhecer os procedimentos de autoproteção em caso de necessidade de evacuação do aglomerado através dos vizinhos, amigos e familiares", lê-se na nota do município.
 
De referir que atualmente este programa atua em 21 aldeias nas freguesias de Alte, Salir, União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim e Ameixial, locais onde os exercícios (simulacros) são realizados de 2 em 2 anos.
 
A iniciativa conta com a participação dos Bombeiros Municipais de Loulé, Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha Portuguesa Núcleo Loulé/Faro e juntas de freguesia.