Família

10 dicas para melhorar a vida a dois

 
A vida a dois é um desafio e talvez a maior prova de tolerância e capacidade de se dar ao outro, sem perder de vista a sua própria individualidade.

 
Nesse sentido, é essencial que as pessoas aprendam a entender-se e isso depende do respeito e da forma como encaramos a relação, se queremos um relacionamento estável e duradouro, então temos de aprender a ceder, a valorizar o papel do outro na nossa vida e a assumir que erramos, tal como o outro.
 
Um casal tem de manter a sua individualidade ao mesmo tempo em que se tem de fazer aceitar e respeitar pelo outro, esse desafio implica algumas regras que reunimos para facilitar a compreensão.
 
1-Respeite o seu cônjuge como gosta de ser respeitado.
 
2-Entenda que o erro faz parte de quem vive e de quem arrisca. Seja compreensivo
 
3-Seja capaz de se colocar no lugar do outro antes de se irritar com ele. Esta é a base do entendimento que evita muitas discussões inúteis.
 
4-Evite levantar o tom de voz numa conversa para que essa não passe a ser entendida como uma discussão. O casal conversa e encontra os seus pontos em comum. Respeite a diferença de pontos de vista que muito enriquece a relação.
 
5-Seja capaz de expressar diariamente um gesto de afeto ou uma palavra carinhosa a quem ama.
 
6-O amor renova-se diariamente. Para que a relação se mantenha é importante cultivar o espaço e o tempo diário para o casal.
 
7-Façam uma atividade em conjunto pelo menos uma vez por semana. Isso vai ajudar a cultivar os sentimentos, ao mesmo tempo em que gera ainda mais cumplicidade.
 
8-Conversem abertamente acerca de todos os assuntos. Um casal sem tabus terá muito mais facilidade em se entender e em resolver os seus problemas.
 
9-Deixe todos os assuntos esclarecidos antes de ir para a cama. É fundamental deitar-se ao lado da pessoa que ama e com quem conversou e esclareceu as suas dúvidas.
 
10-Diga o que pensa, mas sem perder de vista o respeito pelo outro e a imagem que quer dar de si mesmo. Nem sempre o excesso de sinceridade é amigo do casal. É preciso pensar na forma como se diz o que se pensa.
 
Tendo estes pontos em conta, certamente que a sua relação vai conhecer novos desafios, estar mais aberta a novas conquistas e oportunidades. Lembre-se de que não vale remar contra a maré. Quanto mais o casal estiver na mesma linha, melhor lhe correrá a vida, a começar pela educação dos filhos e pela resolução dos problemas do quotidiano. Converse, exponha os seus medos, dúvidas e afirme também as suas convicções. Em conjunto, consegue-se encontrar sempre um motivo para sorrir, para superar e para valorizar cada dia e cada momento em conjunto.
 
Assuma a sua relação a si mesmo e aos demais. Antes de falar com alguém acerca de um problema conjugal, faça-o com quem ama. Diga ao seu parceiro o que se passa e ouça os seus motivos. Muitas vezes, a pessoa nem se apercebe do que está a acontecer.
 
Encare o seu relacionamento como uma forte amizade a que se acrescenta o amor, a vida diária em conjunto e a intimidade, verá que tudo fica muito mais facilitado.
 
Fátima Fernandes