Sociedade

10 milhões de euros é quanto deverá custar a saída do Comando Territorial da GNR de Faro para Loulé

 
Luís Botelho Miguel - comandante-geral da GNR, Eduardo Cabrita - Ministro do MAI e Vítor Aleixo - Presidente da Câmara de Loulé
Luís Botelho Miguel - comandante-geral da GNR, Eduardo Cabrita - Ministro do MAI e Vítor Aleixo - Presidente da Câmara de Loulé  
Esta obra enquadra-se no programa de modernização e operacionalidade das forças e serviços de segurança, promovido pelo do Ministério de Administração Interna.

 
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, acompanhado pela Secretária de Estado da Administração Interna Isabel Oneto, estiveram esta sexta-feira no concelho de Loulé, tendo presidido à cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Loulé, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana com vista a celebração do contrato interadministrativo para avançar com as obras de construção do Comando Territorial da GNR, que se encontra em Faro.
 
Através desta iniciativa serão construídas de raiz as novas instalações para o Comando Territorial da GNR, num terreno cedido pelo Município, na cidade de Loulé.
 
Neste dia, o Ministro visitou também algumas obras em curso no Concelho de Loulé que têm em vista o reforço das instalações para as forças de segurança, proteção e socorro, nomeadamente as futuras instalações dos Postos Territoriais da GNR de Almancil e de Quarteira e a BAL – Base de Apoio Logístico de Quarteira.
 
Aquando da cerimónia da assinatura do protocolo para a construção do Comando Territorial da GNR de Faro em Loulé, que decorreu no Salão Nobre da Autarquia, Vítor Aleixo aproveitou para esclarecer os presentes sobre o investimento em curso no concelho, na área da proteção civil e segurança. 
 
 
O Presidente da Câmara Municipal de Loulé, destacou o investimento público e municipal a decorrer com os projetos da Base de Apoio Logístico em Quarteira para a proteção civil, e as novas instalações do CDOS de Faro (Comando Distrital de Operações de Socorro), perfazendo um investimento superior a 5 milhões de euros.
 
Quanto às instalações do CDOS, anunciou que a autarquia assume a comparticipação que for necessária para expandir ainda mais a infraestrutura para que possa estar melhor apetrechada, «para aquela que é a região do Algarve, que em termos dos valores em causa, do peso demográfico que tem e na diversidade de situações que podem ocorrer, serão necessários novos acertos no equipamento».     
 
A par destes projetos o autarca evidenciou os investimentos realizados e em marcha para melhorar substancialmente as infraestruturas da GNR e proteção civil.Realçou também a eficácia do Contrato Local de Segurança, numa parceria entre a Secretaria de Estado da Administração Interna e o Município, «com as melhores consequências na prevenção e segurança no concelho».
 
Sendo o concelho de Loulé, ligado à atividade turística, o edil reforçou a aposta na segurança como fator primordial na garantia de bons resultados turísticos, «posso dizer que essa é uma mais-valia, em termos competitivos à escala global, os turistas quando escolhem o seu destino de férias, ponderam bem a questão da segurança, e isso é suficientemente forte para que nós dediquemos a este dossier, a atenção que temos dedicado no nosso concelho».
 
Voltando à proteção civil, Vítor Aleixo adiantou que foi aprovada uma candidatura para ampliar a Base Permanente de Helicópteros de Loulé, num investimento de 1,5 milhões de euros. O autarca recordou que Loulé tem uma Base Permanente de Helicópteros desde 2002, com meios aéreos de combate a incêndios, busca e salvamento. 
 
A terminar deixou uma palavra de confiança ao Ministro, reafirmando «a disponibilidade de Loulé em trabalhar lado a lado com o Governo, de modo a resolver os problemas das pessoas, desburocratizar processos e assumindo novas competências para servir os cidadãos». 
 
À margem da cerimónia e em declarações aos jornalistas, Eduardo Cabrita, realçou que Portugal «é um dos países mais seguros do mundo, uma marca associada hoje à imagem do país, e queremos que continue assim».
 
Com base na discussão do Orçamento do Estado para 2019, o Ministro garantiu que o documento permite «o maior volume de investimento nesta área um pouco por todo o país, e no Algarve esse investimento é significativo, de Vila Real de Stº António a Lagos temos investimentos em praticamente todos os municípios da região, visando um Algarve cada vez mais atrativo para os turistas mas também para que os residentes estrangeiros sejam bem acolhidos».
 
Quanto à deslocalização do Comando Territorial da GNR de Faro para Loulé, o Governante justificou esta mudança, «pela natureza da GNR, que não tem nenhuma responsabilidade na zona urbana nem de Faro nem de Portimão, logo não faz sentido que o Comando esteja onde não tem jurisdição, é por isso que o Comando Distrital da PSP, vai manter-se em Faro, e posso mesmo adiantar que a decisão do Comando da GNR, foi comunicada ao Presidente da Câmara de Faro, antes mesmo, de ser comunicado ao autarca de Loulé».
 
A obra do novo Comando da GNR em Loulé, terá assim um custo na ordem dos 10 milhões de euros, que será repartido entre o Ministério da Administração Interna e o Município, o próximo passo é a elaboração do projeto de execução que decorrerá em 2019 para dar lugar ao concurso público da empreitada.   
 
Assinatura do protocolo entre o MAI, Câmara Municipal de Loulé e GNR