Cultura

100 anos depois, "Terras de Fogo" de Julião Quintinha é reeditado em Silves

 
A Associação de Estudos e Defesa do Património Histórico-Cultural do Concelho de Silves (AEDPHCCS) e o CELAS – Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves, em parceria com a editora Arandis, vão lançar, no próximo dia 3 de junho, a reedição centenária (1923-2023) do emblemático livro de novelas de Julião Quintinha, "Terras de Fogo", à semelhança da reedição, igualmente centenária, do primeiro livro de novelas do autor silvense, "Vizinhos do Mar", no ano passado. A obra será apresentada e comentada pelo historiador João Vasco Reis.

No mesmo evento, será proferida a conferência "Julião Quintinha e o legendário Egipto antigo - todo um sonho convertido em realidade", pelos historiadores e egiptólogos José das Candeias Sales e Susana Mota.
 
Por ocasião do centenário da descoberta do túmulo de Tutankhamon, José das Candeias Sales e Susana Mota, foram responsáveis pelo projeto de investigação "Tutankhamon em Portugal. Relatos na Imprensa Portuguesa (1922-1939)", e, no âmbito das suas investigações sobre esta temática, puseram em relevo os importantes trabalhos jornalísticos e literários do silvense Julião Quintinha, designado pelos colegas como pioneiro da literatura temática colonial.
 
A conferência será apresentada por Luísa Martins, historiadora com importantes ligações às ex-colónias portuguesas, e terá a moderação de João Baptista de Medeiros Vargens, da Universidade do Rio de Janeiro.
 
O evento, que tem o apoio da Câmara Municipal de Silves, da Universidade Aberta e da Grafissul Lda, decorrerá às 16 horas, na sede do CELAS, na Casa da Cultura Luso-Árabe e Mediterrânica, no Largo da República, em Silves.  A entrada é livre.