Desporto

100 anos do Estádio de S. Luís em exposição itinerante em Faro

 
Os 100 anos do Estádio de S. Luís, propriedade do Sporting Clube Farense, serão assinalados com uma exposição itinerante, a inaugurar no próximo dia 1 de abril, no Palácio Belmarço, pelas 11h00.

Em comunicado, o Município de Faro adianta que a mostra dá a conhecer este espaço emblemático da cidade, "que nasceu da iniciativa de Manuel Silvestre Mendonça dos Santos, um empresário farense que fez fortuna nos EUA". 
 
Oficialmente inaugurado em 1 de dezembro de 1923, já passaram pelo estádio grandes nomes do futebol nacional e internacional, tendo sido, também, palco de grandes momentos desportivos (como o Mundial de juniores de 1991) e de outros, nomeadamente, concertos dos Roxy Music, Dire Straits e Pavarotti. 
 
A autarquia explica ainda, que a exposição é o resultado da proposta vencedora da 3ª edição do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Faro e contou com um apoio monetário de 30 mil euros por parte da Câmara. A proposta, apresentada pelo sócio do S.C. Farense, Pedro Gonçalves, resulta da exposição organizada pelo Museu Municipal de Faro, com o apoio do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, através da curadoria do investigador Jorge Carrega. 
 
Até ao final do ano, prevê-se que passe pelo Mercado Municipal, o auditório do IPJ, o Liceu de Faro e a Biblioteca da Universidade do Algarve.