Ambiente

100 voluntários recolheram meia tonelada de resíduos na 'ilha de Faro'

 
Ao longo de 21 dias, a Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos (AECO) mobilizou 100 voluntários na península do Ancão (ilha de Faro), para recolher resíduos nas zonas lagunar e costeira.

A AECO estima que tenha sido possível recolher cerca de meia tonelada de resíduos, maioritariamente artes de pesca abandonadas, beatas, embalagens descartáveis de plástico, latas de alumínio, mas também garrafas e até mesmo frascos de vidro.   
 
Estas campanhas de limpeza são realizadas anualmente pela associação no âmbito do seu projeto Ria+ e têm vindo a beneficiar zonas diferentes do parque natural. "Dado que o nosso principal objetivo com este projeto é contribuir para a valorização do parque natural, temos vindo a trabalhar em diferentes zonas como as ilhas da Culatra ou da Barreta, mas tentamos também todos os anos integrar de ações de conservação com outras de sensibilização e de beneficiação de equipamentos coletivos. Sendo disso exemplo, as pinturas que começamos em 2021 e terminamos agora para dar mais cor ao centro náutico da praia de Faro", refere Ricardo Barradas presidente da associação. 
 
Recorde-se que a associação tem tido o apoio de grupos de escoteiros internacionais que se deslocam ao Algarve para participar no projeto Ria+. A par destas associações internacionais, colaboraram também na edição deste ano, o Município de Faro, através do Centro Náutico e do Parque de Campismo da Praia de Faro, o Parque Natural da Ria Formosa, a AIPAR - Associação de Proteção à Rapariga e à Família, e a associação Red Seagull.