O evento, promovido pelo Município, decorre até domingo com dezenas de expositores, destacando a presença de produtores ligados à citricultura, associações locais, bem como de entidades regionais. Este ano, os cabeças de cartaz são Raquel Tavares, Matias Damásio e o grupo Bandidos do Cante, mas também haverá palco para os artistas locais. Estão igualmente previstos workshops, demonstrações e showcooking.
Mais uma vez, o certame promove a laranja de Silves e outros produtos marcadamente importantes do concelho, como os vinhos de Silves, o artesanato e o património.
Na cerimónia de inauguração, a presidente da Câmara de Silves frisou que a mostra da laranja, além de valorizar o setor primário do concelho, também destaca o artesanato, a gastronomia, o facto de o concelho ser território Geoparque, assim como de pertencer ao Parque Natural Marinho Pedra do Valado.
Luísa Luís Conduto aproveitou para deixar uma palavra "às nossas gentes" que responderam "à altura" das exigências do mau tempo que tem assolado o concelho, deixando uma mensagem solidária às muitas famílias que ainda se encontram em dificuldades "pelo comboio de intempéries" que assolou o País, transmitindo condolências às famílias das vítimas mortais devido ao mau tempo.
A autarca não esqueceu "todas as forças vivas" que têm ajudado a ultrapassar as fases mais críticas no concelho, nomeadamente a Proteção Civil Municipal em coordenação com a distrital, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Silves e a dos Bombeiros de São Bartolomeu de Messines, aos presidentes das juntas de freguesia, à Cruz Vermelha, à Saúde, à GNR, à Agência Portuguesa do Ambiente e Águas do Algarve, bem como à Associação de Regantes, "que gere as nossas barragens e aos nossos trabalhadores do Município, porque têm sido incansáveis". Na ocasião, também enalteceu a população, "porque a sua postura tem sido irrepreensível".
Agradeceu ainda aos agricultores do concelho, deixando uma palavra de incentivo, de solidariedade e apoio para ultrapassarem esta fase que afetou as culturas deste ano.