A 12ª edição das Bolsas de Excelência da Universidade do Algarve, que este ano distinguiu 117 estudantes, realizou-se na quinta-feira, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, Campus de Gambelas, numa sessão que contou com a presença de premiados, empresas, escolas e famílias.
Esta edição contou com a participação de 59 empresas e entidades e um apoio monetário de 81.549 euros. Desde o seu início, no ano letivo 2012/13, a iniciativa já premiou 667 estudantes, totalizando um apoio de mais de 551 mil euros. As bolsas pagam integralmente a propina do 1.º ano de Licenciatura e/ou Mestrado Integrado, fixada em 697 euros.
Os estudantes colocados com a melhor classificação no respetivo curso, que ingressaram com uma nota de candidatura igual ou superior a 15 valores, foram seriados para atribuição de Bolsa de Excelência, assim como todos os alunos que ingressaram na UAlg através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, em primeira opção, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores.
O reitor Paulo Águas dirigiu palavras aos estudantes premiados, considerando que os resultados por eles alcançados correram de uma combinação de duas palavras: trabalho e talento. O reitor agradeceu a familiares, amigos e professores dos premiados, que os acompanharam neste percurso. "Mas, não chegaram aqui sozinhos. Porque sozinho não se chega longe", contextualizou.
Paulo Águas agradeceu ainda às empresas, que desde a primeira edição apoiaram este projeto, e às que, entretanto, se juntaram à iniciativa pela primeira vez. "A vossa adesão é um sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na Universidade do Algarve na capacitação dos nossos jovens. A vossa presença constitui, também, um forte incentivo para os estudantes".
Numa clara alusão ao não abandono escolar, o reitor falou aos estudantes felicitando-os pelo facto de continuarem a estudar. "Vivemos numa sociedade do conhecimento. Só através do conhecimento conseguiremos construir uma sociedade mais justa, mais inclusiva, mais solidária. É também o conhecimento que nos possibilitará o aumento dos níveis de bem-estar, individuais e da nossa comunidade, do nosso país".
Além de agradecer aos estudantes a escolha da UAlg para prosseguir os estudos, explicou que o "prestígio das universidades se alicerça em múltiplos pilares, nomeadamente a investigação que desenvolvem, a qualidade do ensino, as relações com a comunidade, entre outros. Mas o pilar mais importante são os seus estudantes, os seus diplomados".
A terminar, incentivou os estudantes a lutarem pelos seus direitos, pelas suas causas, a não ficarem indiferentes. Mas, em simultâneo, a assumirem as responsabilidades e os deveres. "Ouçam os vossos pais, os vossos avós, os vossos professores. Sejam cidadãos informados. As redes sociais não são órgãos de informação. Desenvolvam pensamento crítico. Construam opinião fundamentada", concluiu.