A Associação Olhos da Juventude, o Conselho Municipal de Juventude de Portimão e a Câmara Municipal de Portimão organizaram a II edição do Meeting Europa Jovem, que decorreu no passado dia 24 de março, por ocasião do Dia Nacional do Estudante.
A iniciativa integrada no plano de atividades do Conselho Municipal de Juventude de Portimão e da Olhos da Juventude, contou com colaboração das Associações de Estudantes da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ambas de Portimão.
A sessão contou também com a colaboração de alguns parceiros da Olhos da Juventude, nomeadamente, o Erasmus+ Juventude em Ação, Rede Europeia Eurodesk, da Fundação Bracara Augusta, Associação Liláz , CCDR Algarve, através do Centro Europe Direct e da Agencia Portuguesa do Ambiente que através de metodologias de educação não formal promoveram a discussão sobre os desafios lançados pelos lideres europeus, nomeadamente no processo de reconstrução de uma Europa mais unida e coesa.
Isilda Gomes, edil de Portimão afirmou que os jovens devem ser capazes de abrir os melhores caminhos para o futuro, disse ainda que cabe aos adultos e das associações de dotarem os jovens de ferramentas para terem noções das panorâmicas existentes para que possam ter um futuro estruturado e pensado numa base solidária.
Hélder Semedo, presidente da Olhos da Juventude, afirmou que as instituições devem levar as informações europeias aos jovens para combater os discursos discriminatórios, dando como exemplo as recentes declarações do presidente do Eurogrupo, "que jamais podem ser aceites numa Europa solidária e coesa".
As conclusões do encontro serão apresentadas durante a Semana Europeia da Juventude que irá decorrer entre o dia 2 e 7 de maio.
Algarve Primeiro