A cerimónia de receção aos novos médicos internos decorreu ontem, numa sessão em simultâneo nos hospitais de Faro e de Portimão.
Na cerimónia de boas vindas estiveram presentes 90 internos da formação geral e 46 médicos da formação especializada, conforme revela comunicado do CHUA.
Em representação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, a vogal executiva Helena Leitão e o diretor clínico Mahomede Americano realçaram a crescente qualidade dos programas de formação para os jovens internos, destacando o trabalho desenvolvido pelas especialidades clínicas, pelos seus tutores e pela direção do Internato Médico, bem como pela forte ligação da instituição ao mundo universitário, nomeadamente ao Curso de Medicina da Universidade do Algarve através do consórcio entre ambas as intuições, que deu origem ao Algarve Biomedical Center.
Também o presidente da Administração Regional de Saúde, Paulo Morgado, marcou presença, tendo destacado a «comprovada» experiência de ambas as unidades hospitalares na formação de internos, os quais optam pelos hospitais públicos do Algarve para realizarem a sua formação, seja ela de âmbito geral ou especializada.
Para além de vários diretores de serviço, estiveram ainda presentes os representantes da Direção do Internato Médico, nomeadamente a Diretora, Ana Camacho, bem como os adjuntos Nuno Vieira e Ana Paula Fidalgo.
Neste âmbito foram colocados internos nas unidades de Faro e Portimão, nas seguintes especialidades: Anestesiologia (2), Cardiologia (1), Cirurgia Geral (3), Doenças Infeciosas (1), Gastrenterologia (2), Ginecologia/Obstetrícia (3), Medicina Física e Reabilitação (2), Medicina Intensiva (4), Medicina Interna (10), Nefrologia (1), Neurocirurgia (1), Oncologia Médica (2), Patologia Clínica (2), Pediatria (3), Pneumologia (1), Psiquiatria (5), Radiologia (1), Reumatologia (1), Urologia (1).
No que respeita à formação geral, os internos vão desenvolver a sua formação, de forma tutelada, em diferentes especialidades e serviços nas unidades hospitalares de Faro e Portimão e ainda nos Centros de Saúde da região.