Pela segunda vez, o Agrupamento 100 de Tavira irá participar no 25º acampamento mundial, 25º World Scouts Jamboree, este ano organizado pelos escuteiros da Coreia do Sul, em Saemangeum, na Coreia do Sul, entre 1 e 12 de agosto, acolhendo cerca de 50 mil escuteiros de todo o mundo.
O acampamento mundial surgiu como um projeto do Fundador do Escutismo, Baden-Powell, após a 1ª Guerra Mundial. Idealizado como um acampamento para fomentar a amizade e perícia escutista, onde os jovens de todo o mundo poderiam conviver durante 12 dias. Em 1920 realizou-se, em Londres, o primeiro Jamboree Mundial, 103 anos depois acontece o 25º Jamboree na Coreia do Sul, já no próximo mês.
Em 2019, o Agrupamento 100 de Tavira participou no 24º acampamento mundial que se realizou nos EUA, com um contingente de 20 elementos, durante 20 dias.
Desta vez, a preparação para o acampamento mundial em 2023, iniciou-se a 17 de outubro de 2021, quando este grupo reuniu pela primeira vez para começar a traçar o que seria a sua participação nesta atividade marcante para qualquer escuteiro, iniciando o planeamento das angariações de fundos para proporcionar a todos a possibilidade de participar no evento mundial, dando oportunidade a que qualquer elemento pudesse participar independente da sua condição financeira.
Para o Agrupamento 100 de Tavira, esta participação foi tambem possivel graças ao apoio Município, da Uniões de Freguesias de Tavira e da União de Freguesias da Conceição e Cabanas, bem como de diversas entidades, empresas e particulares, que apoiaram a causa.
Para o 25º acampamento mundial, o agrupamento inscreveu um contingente constituído por 15 elementos, sendo 8 participantes dos 14 aos 18 anos, idade para a qual esta atividade é projetada. Estes 8 participantes vão participar em dezenas de atividades e experiências únicas, que apenas têm oportunidade de participar uma vez na vida, já que na próxima edição todos eles vão ter mais de 18 anos e já não podem participar.
O contingente do Agrupamento 100 de Tavira conta ainda com 6 IST (International Staff Team), jovens com idade superior a 18 anos que garantirão o correto funcionamento de áreas como a segurança, saúde, atividades, entre outras. O Agrupamento 100 de Tavira é o único agrupamento do Corpo Nacional de Escutas da região do Algarve a participar neste acampamento mundial e o único da região a levar pela segunda vez um contingente.
Nesta edição, o contingente português é constituído por mais 800 escuteiros que vão representar Portugal através da Federação Escutista de Portugal, federação que une as duas associações escutistas de Portugal perante a Organização Mundial do Movimento Escutista, o Corpo Nacional de Escutas e Associação de Escoteiros de Portugal (AEP). Este será o maior contingente que Portugal já levou a um acampamento mundial.
Dia 30 de julho, os jovens tavirenses partem para esta aventura, voando mais de 11.000 Kms rumo a Saemangeum. Ainda antes de regressarem a casa e aproveitando a escala do avião de regresso, vão passar um dia a conhecer o Dubai.
O Agrupamento 100 de Tavira foi filiado a 8 de janeiro de 1963 na paróquia de Santiago. Com uma presença ativa na cidade de Tavira, tem um efetivo de mais de 70 escuteiros.