Terminou na passada quinta-feira, o primeiro conjunto de seis ações de treino operacional no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), promovido pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, com a participação de 150 bombeiros de toda a região.
Com uma agenda dividida em dois dias, o primeiro dia enquadrou a componente teórica, onde foi feita uma abordagem de diferentes técnicas de combate e salvamento em edifícios de risco, assistência às vítimas, logística de operações mais complexas, segurança contra incêndios em edifícios e a condução e manobra de veículos em teatro de operações.
No segundo dia, a manhã foi dedicada às atividades práticas. Todas as ações de treino operacional culminaram com um exercício, para testar o mecanismo de reposta existente na região. Participaram também nesta vertente prática os respetivos Serviços Municipais de Proteção Civil e as forças de segurança.
Na próxima semana, será iniciada a 2.ª fase do programa, que decorre até ao próximo mês de abril, contemplando seis cenários que permitirão testar as capacidades de resposta na A22 e na Linha Ferroviária do Algarve.