Assim, nos dias 19 e 24 de setembro, 152 alunos da Escola Básica Eng. Nuno Mergulhão e DUAL, e caloiros do ISMAT e UAlg, divididos em grupos e acompanhados por colaboradores da EMARP, percorreram várias zonas da cidade, colaborando nas tarefas das cantoneiras, responsáveis pela higiene e limpeza urbana.
Segundo nota publicada da EMARP, a iniciativa teve como objetivo valorizar o papel "essencial das profissionais de limpeza urbana na qualidade de vida da cidade e reforçar a importância de práticas cívicas simples, como utilizar ecopontos e papeleiras, respeitando os espaços públicos".
A empresa sublinha que esta ação, "foi também uma oportunidade para mostrar aos participantes que as escolhas individuais fazem a diferença".
Os momentos foram registados para serem partilhados nas redes sociais, com mensagens de civismo protagonizadas pelos estudantes que desafiam a comunidade a fazer a sua parte, adotando boas práticas: “Uma cidade limpa é aquela que ninguém suja. Cuidem de Portimão como se fosse a vossa casa!”
Face ao sucesso da iniciativa, a EMARP pretende repetir a experiência com outras escolas e instituições interessadas.