Sociedade

16 famílias de Lagos ganham casa em Bensafrim

Decorreu ontem na Câmara Municipal de Lagos, a sessão de assinatura de contratos de subarrendamento celebrados ao abrigo do novo regime de arrendamento apoiado, pelo que dezasseis famílias de Lagos receberam as chaves das suas casas.

PUB
 
A cerimónia contou com as presenças da Presidente da Câmara Municipal, Maria Joaquina Matos, acompanhada pelo Vice-Presidente, Hugo Pereira, pela Vereadora, Sara Coelho, pelo Vereador Paulo Jorge Reis e pelo Presidente da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de S. João, Duarte Rio e técnicos da autarquia.
 
A autarquia lembra que as 16 frações entregues, no Empreendimento Lacóbriga em Bensafrim, encontram-se reservadas a subarrendamento apoiado, num processo que resultou de uma parceria específica entre o Município de Lagos e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, I.P. 
 
Parceria que encontra-se materializada num contrato formalizado entre as duas entidades, em agosto de 2016, e em que o proprietário dos fogos (IHRU) arrendou ao Município de Lagos as 16 frações habitacionais para este, por sua vez, subarrendar a agregados familiares carenciados, explica a edilidade.  
 
A atribuição alicerçou-se num processo de concurso público que definiu os critérios de seleção e classificação das candidaturas, permitindo a hierarquização das 163 candidaturas entradas, cujas diversas fases de análise e acompanhamento foram supervisionadas e decididas por um júri composto por 3 elementos (Vereadora Sara Coelho que presidiu, por ser responsável pelo Pelouro da Habitação e Ação Social Municipal;  Vereador Nuno Serafim e o Presidente da União das Freguesias de Bensafrim e Barão de S. João, Duarte Rio). Este júri assegurou a defesa dos direitos dos candidatos às referidas frações tendo culminado com a seleção das 16 famílias melhor pontuadas e com dimensão adequada às tipologias disponíveis.