Segundo descreve o Município de Portimão numa nota enviada ao Algarve Primeiro, trata-se de um projeto lançado pela primeira vez em 2024, e materializa um dos quatro projetos que venceram a edição de estreia do OPJ. "As restantes três propostas mais votadas estão também em fase de execução, estimando-se que estejam igualmente a ser implementadas no terreno, em breve, de acordo com os prazos inicialmente previstos", assegura a entidade.
Os projetos, candidatados em outubro de 2024, cujos vencedores foram divulgados durante o Março Jovem 2025, serão dinamizados pelos seus autores a exemplo do que acontece agora com a Feira Suprime.
Às quatro candidaturas selecionadas e mais votadas foi atribuída uma verba de 25 mil euros, num valor global de 100 mil euros.
Da autoria de Gil Andrade e Júlio César, em colaboração de mais 8 jovens, a Suprime - Feira Cultural e Gastronómica, é organizada pelos alunos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, reunindo gastronomia, cultura e formação num só espaço. O recinto estará aberto nos dias 2 e 3 de outubro, das 17h00 às 21h00, e no dia 4, das 16h00 às 21h00.
O programa arranca no dia 2 de outubro, com uma sessão de abertura (17h00), seguindo-se a atuação da IsmaTUNA, a Tuna Académica Mista do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (17h20). Mais tarde, sobem ao palco, os talentos da School of Rock Portimão (18h30), e a fadista Luana Velasquez, acompanhada por dois guitarristas (20h10).
Na sexta-feira, dia 3, a animação musical será da responsabilidade do DJ Martin (17h30) e DJ Cantelli (18h40), enquanto no sábado, dia 4, o palco ficará reservado à atuação de jovens talentos (16h10) e aos alunos da School of Rock Portimão (19h20).
Durante os três dias, o programa vai ser complementado por apresentações de dança e performances que celebram a diversidade cultural. Haverá mais para visitar no recinto, sendo criada uma zona de “comes e bebes” em colaboração com restaurantes locais, para além de uma área dedicada a expositores.
No âmbito deste evento, na vertente gastronómica, ganha ainda destaque a dinamização do concurso “Chef Jovem de Portimão”, inspirado no formato “MasterChef” e direcionado para participantes com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos. A iniciativa realiza-se na sexta-feira, 3 de outubro (17h15 às 20h15), na cozinha da EB 2,3 José Buísel. As inscrições são gratuitas e estão a decorrer, até dia 28 de setembro, podendo ser efetuadas através do seguinte link.
Sobre os restantes projetos da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem Portimão, a autarquia adianta que estão em fase de execução.
São exemplo, o Portimão Parkour Park apresentado por Sara Ribeiro, Lourenço Vidal, Tiago Jorge, Martim Pacheco, Lucas Ramalho e Lucas Phelan. Em breve, serão instalados módulos, que permitem a prática desta atividade em segurança, numa zona adjacente ao Lugar do Rio, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão.
No mesmo âmbito, Pedro Bica e Inês Bica sugeriram o projeto “Famílias em Movimento”, que se traduz na realização de um evento desportivo duas vezes por mês, no qual as famílias participam em atividades acessíveis e divertidas, com tarefas adaptadas às diferentes capacidades físicas dos participantes, promovendo a inclusão.
O quarto projeto mais votado, candidatado por Lucas Pinheiro, Quevin Cabral, Francisco Barros e Tiago Domingos, foi a aquisição e instalação de dez bebedouros em praças e parques de convívio e lazer. Os equipamentos, cujo modelo já foi escolhido pelos jovens, têm a particularidade de serem acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, permitirem encher garrafas e integrarem um sistema para disponibilizar água aos animais de companhia.
Apresentação de propostas para OPJ 2025-26 arranca no dia 1 de outubro
A fase que permite aos interessados elaborarem e apresentarem propostas por via eletrónica relativas ao desafio lançado pelo Orçamento Participativo Jovem Portimão 2025-26, arrancam já no próximo dia 1 de outubro. Nesta segunda edição, o Município de Portimão volta a disponibilizar 100.000 euros, destinados a financiar as quatro propostas mais votadas, num montante máximo de 25.000 euros cada.
Álvaro Bila, presidente da Câmara Municipal de Portimão, defende que a iniciativa “marca um passo significativo no incentivo e no fortalecimento do envolvimento dos jovens na construção de um futuro melhor para a comunidade”.
Esta segunda edição do OPJ, segue o modelo da primeira, sendo aberta à participação dos jovens entre os 12 e os 30 anos, através da apresentação de projetos que incidam em áreas temáticas distintas como a cultura, o lazer e desporto, o acesso à habitação, a saúde e comportamentos de risco, a educação, a formação e abandono escolar, o emprego, empreendedorismo, inovação e turismo, ou outros assuntos de reconhecido interesse público.
Assim, entre 1 de outubro e 7 de novembro, serão promovidos encontros que pretendem apoiar a elaboração e submissão das propostas. A partir desta data, e até 27 de fevereiro de 2026, a Comissão de Análise Técnica das Propostas efetuará uma primeira avaliação para selecionar as candidaturas elegíveis, apresentando a listagem ao público e abrindo um período para reclamações.
Numa fase posterior, entre 1 e 22 de março de 2026, terá lugar a votação das propostas pela população jovem, estando a apresentação pública dos resultados agendada para 31 de março de 2026, integrada na programação do Março Jovem. Os projetos vencedores serão depois executados entre maio desse ano e abril de 2027.
Toda a informação sobre o Orçamento Participativo Jovem Portimão está disponível no site oficial em: https://opjportimao.pt/