Em nota de imprensa, o Instituto Português do Desporto e Juventude faz saber que, o Música JÁ – Concurso de Musica Moderna IPDJ | Algarve 2020, arranca com a 1ª eliminatória no próximo dia 7 de agosto a partir das 22h00, com novo formato, ou seja, transmissão online em direto nas redes sociais do Município de São Brás de Alportel e do IPDJ.
Segundo o mesmo documento, nesta eliminatória fazem parte 4 projetos musicais: Mateus Verde; Apocalypse; Maybe Kyes; WTDPG. No dia 11 de agosto em direto de Lagoa, a partir das 21h00, irá realizar-se a 2ª eliminatória do concurso com as participações dos projetos musicais Elephant Woman, Catalina, Dispirited Spirits e Cranky Geeks, também transmitido nas redes sociais do Município de Lagoa e do IPDJ.
O IPDJ adianta que dos projetos musicais a concurso foram selecionados oito que irão atuar nas referidas eliminatórias, e que serão avaliados por um júri que irá valorizar «a criatividade, a técnica, a performance em palco, assim como a originalidade e o conteúdo lírico e musical», apurando quatro projetos que irão disputar a final no dia 12 de agosto, a partir das 19h30, no Espaço Quintalão, em Faro, assinalando as Comemorações do Dia Internacional da Juventude.
Além da participação dos 4 projetos finalistas, a final do "Música JÁ" contará também com a atuação do projeto vencedor da 1ª edição: The Black Teddys.
Na mesma nota, o IPDJ recorda que, o "Música JÁ" tem como objetivo principal promover e divulgar projetos musicais amadores de jovens residentes na região do Algarve, numa iniciativa da Direção Regional do Algarve do IPDJ, produzido pela Mentecapta Produções Áudio, e numa parceria da Câmara Municipal de Faro, Câmara Municipal de Lagoa, Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, ETIC_ Algarve, RUA FM-Rádio Universitária do Algarve, Associação Académica da Universidade do Algarve e FNAC Portugal.
Os prémios do "Música JÁ" vão desde concertos no Festival F, Fatacil, Feira da Serra e numa loja FNAC, a gravação de um EP, a produção de um videoclipe, a inclusão de um tema na programação diária da Rua FM e a oferta de um cheque formação ETIC_Algarve.
O IPDJ evidencia ainda que, «agora estão reunidas todas as condições para garantir a segurança de todos» quanto ao COVID-19, pelo que o concurso regressa com novas datas e novo formato de apresentação, sem público mas com transmissão através das redes sociais.