Economia

1.ª Fase do Orçamento Participativo do Município de Silves arranca em maio

A 1.ª fase do Orçamento Participativo (OP) do Município de Silves decorre de 11 a 19 de maio, através da dinamização de sessões públicas em todas as freguesias do concelho.

PUB
 
Todas as sessões têm início às 21h00 e são realizadas de acordo com a seguinte calendarização:11 de maio, Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, 12 de maio, Junta de Freguesia de Silves, 16 de maio, Junta de Freguesia de S. Marcos da Serra,17 de maio, Junta de freguesia de Algoz - Tunes, 18 de maio, Junta de Freguesia de Alcantarilha, 19 de maio, na Sede do CF Os Armacenenses
 
Nestas sessões, os munícipes poderão pronunciar-se sobre os investimentos que considerem prioritários para a freguesia e/ou concelho, cabendo ao Executivo fazer a avaliação final das propostas, com base em critérios técnicos, financeiros e estratégicos e integrá-las nos documentos de gestão que estiverem ao alcance das suas possibilidades.
 
De acordo com a Presidente da Câmara, Rosa Palma, “todo o envolvimento e processo de consulta, visa contribuir para o melhor funcionamento da autarquia e eficiente aproveitamento/aplicação dos recursos, definindo e respeitando prioridades, com o desígnio último de melhorar os níveis de bem-estar das populações e o desenvolvimento do território do concelho de Silves”.
 
Poderão participar nestas sessões todos aqueles que vivam ou trabalhem no concelho.
 
Quem não puder estar presente nas sessões poderá, igualmente, participar neste processo através do preenchimento de um inquérito que permitirá recolher a opinião sobre a área de intervenção municipal e sobre os investimentos que sejam considerados prioritários no território, para além da avaliação do trabalho da Câmara Municipal nas respetivas áreas de intervenção. Os inquéritos estarão disponíveis, de 1 a 31 de julho, nas Juntas ou Uniões de Freguesia, serviços de atendimento da Câmara Municipal e portal da Câmara Municipal de Silves, devendo ser entregues, em papel ou via eletrónica, até ao dia 31 de julho.
 
A Presidente da Câmara faz um apelo “à participação ativa, crítica e consciente dos cidadãos, numa relação de interajuda e complementaridade, que permitirá a cada um, integrar as suas preocupações pessoais com o bem coletivo, compreender melhor a complexidade dos problemas e participar na procura das melhores soluções, tendo em conta os recursos disponíveis”.
 
O Município assume o compromisso de informar os cidadãos sobre os resultados das reuniões públicas e das propostas incluídas no orçamento, bem como o seu desenvolvimento através de uma nova ronda de reuniões com a população durante o mês de setembro (em datas a divulgar oportunamente).