Sociedade

1º ciclo do Lagoa Wine Experiences registou 223 participantes

A iniciativa “Lagoa Wine Experiences 2021” realizou a sua última sessão no dia 13 de novembro, assinalando o Dia Mundial do Enoturismo, data celebrada anualmente no segundo domingo de novembro.

PUB
Ao longo dos últimos quatro meses, o Município de Lagoa refere em nota enviada à comunicação social, que promoveu a oferta enoturística existente no concelho através das seis sessões do Lagoa Wine Experiences, onde deu a possibilidade dos participantes visitarem oito dos produtores de vinho presentes no concelho.
 
As seis sessões apresentaram um programa similar, onde os participantes visitaram três produtores ao longo de dia e tiveram diferentes experiências enoturísticas em cada visita, incluindo um momento para almoço nas propriedades vitivinícolas.
 
Para a Câmara de Lagoa, as experiências enoturísticas, deste primeiro ciclo, «foi um sucesso, tendo sido a procura registada amplamente superior à lotação disponibilizada, registando-se um total de 223 participantes».
 
Para além da promoção do vinho, o Lagoa Wine Experiences permitiu ainda divulgar o enoturismo, a hospitalidade dos anfitriões, as propriedades existentes no concelho, visitáveis ao longo de todo o ano, e a promoção de transportes turísticos que valorizam a mobilidade na região.
 
A sessão de encerramento do Lagoa Wine Experiences 2021 contou com a representação institucional da Região de Turismo do Algarve, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a Comissão Vitivinícola do Algarve e a Associação de Municípios Produtores de Vinho.
 
“Tenho que assinalar o sucesso do Lagoa Wine Experiences e as criticas muito positivas que o mesmo teve por parte dos parceiros e dos participantes. Agradeço a quem o tornou possível e a quem acreditou no sucesso do mesmo. Iremos repetir em 2022, ainda com mais surpresas”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.
 
O Lagoa Wine Experiences integra-se na estratégia de promoção de ações de valorização dos produtos endógenos, nomeadamente da gastronomia e vinho, contando com a adesão dos produtores Quinta dos Santos, a ÚNICA – Adega Cooperativa do Algarve, o Morgado do Quintão, a Quinta da Palmeirinha, a Dona Niza Wines, a Arvad Wines e o Monte de Salicos.