A Fundação Portuguesa de Cardiologia está a organizar para o dia 17 de Maio "O Dia da Fundação Portuguesa de Cardiologia do Algarve", que coincide com o Dia Mundial da Hipertensão Arterial.
Pretende-se com este evento sensibilizar a população sobre os factores de risco cardiovasculares, a prevenção de doenças cardiovasculares e implementar os conceitos sobre Dieta Mediterrânica.
Este evento irá contar com a colaboração de várias entidades e com algumas ações que passam por um passeio de BTT, atividades de exercício e recreativas, pequenos "colóquios" que irão abordar temas como a hipertensão arterial, obesidade, dislipidemia, diabetes, exercício, nutrição e ainda rastreios ou uma Feira de exposição / venda de produtos regionais.
Este ano o local do evento será no Jardim Manuel Bívar (junto à doca de Faro).
Ao promover a prevenção das doenças cardiovasculares a Fundação Portuguesa de Cardiologia realiza um trabalho que embora não se possa quantificar de imediato é de grande importância a nível da sociedade e da economia.
As doenças cardiovasculares são um flagelo a nível mundial. Portugal é um dos países da Europa mais atingido por este tipo de doenças .
Por detrás destas situações há um conjunto de outros aspectos que isoladamente ou em conjunto promovem a sua existência, como a hipertensão arterial (40 a 50% dos portugueses têm hipertensão arterial), a diabetes, o colesterol elevado, o excesso de peso, a obesidade, tabagismo e o sedentarismo.