O Teatro Experimental de Lagos promove, de 22 a 24 de março, a 1ª Edição do Ventania | Festival de Artes Performativas do Barlavento.
A organização classifica como uma ação de ativismo artístico sobre temas de cidadania global, em Lagos, Portimão e Sagres, tendo como mote o Dia Mundial da Água.
O Festival propõe-se "espalhar" pelo Barlavento Algarvio, espetáculos e ações de sensibilização com uma programação diversificada, contemplando as áreas de circo contemporâneo, teatro, dança com cdruzamentos disciplinares:música/gastronomia, música/cinema, circo/ecologia social, procurando abranger públicos de várias idades e culturalidades.
O festival passará pelo Centro Cultural de Lagos, o TEMPO Teatro Municipal de Portimão e o Auditório da Fortaleza de Sagres, assim como espaços não-convencionais, como os Mercados Municipais de Lagos e Portimão, o Centro de Ciência Viva de Lagos, o Jardim da Constituição (Muralha) de Lagos, o Jardim 1º de Dezembro de Portimão, o Espaço Cultural do Teatro Experimental de Lagos, assim como os espaços gastronómicos Mar d'Estórias (Lagos) e Faina/Museu de Portimão.
Ventania é uma ideia original de Nelda Magalhães (Teatro Experimental de Lagos) e Daniela Tomaz (O Corvo e a Raposa Associação Cultural).
Este evento está inserido no Programa 365 Algarve, estrutura financiada pelo Turismo de Portugal, com o acolhimento do Município de Lagos, Município de Portimão, Município de Vila do Bispo, Direção Regional de Cultura do Algarve e Águas do Algarve.