O primeiro Festival de Piano do Algarve, a decorrer no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão – desde 18 de Fevereiro, diz adeus a Portimão no dia 8 de abril com um recital de piano a quatro mãos protagonizado pelos pianistas Marialena Fernandes e Ranko Markovic.
Este talentoso duo conheceu-se em Viena, onde ambos exerciam atividade docente nas duas universidades de música existentes na cidade. Nos seus tempos livres começaram a tocar em conjunto e com o decorrer do tempo depressa se tornaram conhecidos tanto na Áustria como por todo o mundo onde têm tocado.
Ranko Markovic nasceu na Croácia, naturalizando-se Austríaco, e Marialena Fernandes nasceu em Bombaim tendo, como indicia o seu apelido, antepassados portugueses. Juntos formam um duo, caracterizado pela execução do seu reportório, que vai desde Schubert a Rachmaninov.
Conforme reflete a Autarquia de Portimão, o 1º. Festival de Piano do Algarve tem sido "um êxito, bem patente na adesão do público portimonense e algarvio, com salas esgotadas em praticamente todos os concertos do festival".
Na estreia, dia 18 de Fevereiro, a casa encheu para assistir ao Concerto para piano a quatro mãos protagonizado por Armando Mota e Mário Laginha, espetáculo que contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura. No dia 4 de Março, o TEMPO acolheu o segundo concerto do Festival, de novo com Mário Laginha, acompanhado desta vez por Pedro Burmester. No dia 11 foi a vez do reputado pianista português António Rosado oferecer ao público uma mistura de jazz e piano clássico, ao qual se seguiu no dia 18 o laureado pianista russo Alexey Sychev, que interpretou obras de Rachmaninov e Tchaikovsky, acompanhado pela orquestra filarmónica portuguesa. Finalmente, no dia 25 de Março, foi a vez do andaluzo Borja Otero com o seu reportório, que combina autores clássicos e contemporâneos.
Cada espetáculo tem o custo unitário de 10 € e os ingressos podem ser adquiridos on line em http://www.tempo.bol.pt/ ou na bilheteira do TEMPO (282402 475 ou 961 579 917).
O Festival de Piano do Algarve integra o “Programa 365 Algarve”, uma iniciativa financiada pelo Turismo de Portugal com coordenação da Região de Turismo do Algarve, é promovido pela Associação Arte do Sul, com direção artística do Maestro Armando Mota e tem o apoio do Município de Portimão.
Algarve Primeiro