Sociedade

20º aniversário da independência de Timor-Leste foi assinalado em Faro

Fotos (Cortesia) Procurador - João Luís Gonçalves
Fotos (Cortesia) Procurador - João Luís Gonçalves  
 
A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, assinalou na quinta-feira, o 20º aniversário da independência de Timor-Leste, com uma sessão que contou com a presença de representantes da embaixada timorense e uma conferência a cargo de João Luís Gonçalves, Procurador da República na comarca de Faro, profundo conhecedor da realidade timorense, tendo participado em várias missões das Nações Unidas, em Díli, Timor-Leste em setembro de 2001.

 
Colaborou também num curso de formação judiciária para magistrados e defensores públicos. Foi Procurador Mentor em Díli, no âmbito do UNDP (United Nations Development Programme), a partir de 20 de maio de 2002. De setembro de 2002 a junho de 2003, foi Procurador Internacional pela UNMISET (Missão das Nações Unidas de Apoio a Timor-Leste), no departamento de Serious Crime que investigou os crimes contra a humanidade relacionados com os massacres das milícias praticados em 1999.
 
Até ao dia 29 de maio, estará patente uma exposição sobre a história e a realidade cultural, social e económica de Timor Leste, que integra a Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa.
 
A mostra apresenta uma reprodução da primeira Constituição da República, edição especial do Parlamento em 2002, contendo a assinatura de todos os 88 deputados da primeira Assembleia Constituinte, além de uma dedicatória de Xanana Gusmão, primeiro Presidente da República. Esta reprodução foi oferecida à Biblioteca Municipal de Faro. Na mesma exposição estão expostos livros, panos típicos timorenses (Tais) e fotografias.