Com o intutito de proporcionar um contacto direto com as plantas e cativar os jovens para a prática da Horticultura e para a formação superior nesta área, a Universidade do Algarve com a participação da Syngenta Flowers, realizaram a 4 de setembro, em Gambelas, um workshop subordinado ao tema.
Cerca de 200 escuteiros plantaram, podaram e enxertaram espécies ornamentais e fruteiras e levaram para casa uma planta.
A atividade teve lugar no âmbito do ACAREG - Acampamento Regional de Escuteiros da Região do Algarve, que decorreu de 3 a 8 de Setembro, em Faro, reunindo 1300 escuteiros de toda a região do Algarve.
«Como entidade empregadora no Algarve a Syngenta Flowers quer trabalhar com a Universidade do Algarve para incentivar as novas gerações a realizar formação superior na área da Agricultura, porque há carência de técnicos e engenheiros agrónomos na região. Esta iniciativa foi um primeiro passo nessa direção», explica Fátima Correia, site manager da Syngenta Flowers com pólo em Moncarapacho, concelho de Olhão.
Os jovens escuteiros, entre os 14 e os 17 anos, aprenderam a realizar enxertia de plantas de citrinos e também poda e enraizamento de estacas de plantas ornamentais.
Esta última atividade esteve sob coordenação da Eng.ª Sandra Germano. «Foi uma atividade muito gratificante mostrar aos jovens um pouco da atividade da nossa empresa e perceber que alguns deles têm interesse em seguir uma formação na área da Biologia e da Agricultura», afirma a head grower da Syngenta Flowers.