O Algarve Primeiro falou com Vítor Guerreiro presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel a propósito do novo ano, com o intuito de saber aquilo que os munícipes podem esperar do executivo camarário.
O autarca acedeu ao nosso convite e confirmou que os munícipes podem esperar «a continuação da nossa dedicação a 100%, vamos continuar a investir no concelho para dar cada vez mais qualidade de vida, aproveitar os fundos comunitários disponíveis, para tirar proveito dos investimentos que estamos a pensar realizar em 2019»
Como exemplo o presidente da autarquia, adiantou que será feita «uma grande obra já iniciada, que prevê a continuação dos circuitos acessíveis, existentes numa parte da Vila».
Nas mesmas declarações, o responsável confirmou que estes circuitos, vão ser ampliados no próximo ano até ao centro de São Brás, «tornando-o mais acessível às pessoas com mobilidade reduzida e mais confortável para todos os cidadãos».
«Iremos executar em 2019 um outro projeto muito importante que será a requalificação das ruas do centro de São Brás de Alportel, que ligam à Avenida da Liberdade e ao Jardim Carreira Viegas, entre o Mercado Municipal e a Avenida, uma obra estruturante a iniciar já no início do ano, e que irá acima de tudo melhorar a imagem urbana, mudando completamente o coração da Vila, com um investimento associado de mais de 1 milhão de euros», assegurou o autarca.
A juntar a estas requalificações, é também esperado o arranque da requalificação do troço da Avenida da Liberdade a iniciar em setembro dando continuidade à renovação urbana e aos circuitos acessíveis, para ajudar a economia local, «ou seja é a continuação do que já iniciamos no centro histórico».
O objetivo é ligar esta grande requalificação ao novo terminal rodoviário, «outra obra muito importante que será também iniciada em 2019, junto à circular Norte, e que irá fazer a ligação aos circuitos acessíveis e por conseguinte, também ao centro da vila».
Outra área importante para o edil está ligada à eficiência energética nas escolas «já temos candidaturas aprovadas, os trabalhos irão arrancar nas férias escolares do Verão, requalificando duas escolas a Nº1 e a Nº2, são as escolas mais antigas que temos na vila, colocando painéis fotovoltaicos, nova iluminação, coberturas, novas caixilharias de alumínio, tornando os edifícios auto sustentáveis e com maior eficiência energética».
Depois «iremos também alargar esta estratégia a outros edifícios públicos, mas para já vamos começar pelas escolas uma vez que neste momento já todo o sistema de aquecimento de água dos balneários das escolas ou dos equipamentos desportivos que temos, é feito com recurso a painéis solares, pelo que daremos assim um passo em frente, avançando agora para os painéis fotovoltaicos», acrescentou.
Finalmente há outra empreitada que Vítor Guerreiro realçou ao nosso jornal, que se prende com a valorização do património, nomeadamente a requalificação das piscinas municipais descobertas, cuja inauguração está agendada para meados de 2019, «um equipamento com mais de 30 anos num investimento a rondar os 200 mil euros».
Também o Jardim Carreira Viegas no centro histórico, vai ser requalificado «vai mexer com a qualidade vida das pessoas».
No âmbito das requalificações, o autarca apontou ainda para o desenvolvimento de projetos para requalificar os núcleos urbanos das zonas rurais do concelho, nomeadamente na Mesquita, «criando melhores condições para as pessoas que vivem nessas localidades».
O autarca antevê assim um ano muito dinâmico, com obras que prometem mudar São Brás de Alportel.