As candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal® que decorreram de 7 de novembro de 2018 a 17 de março de 2019, alcançaram o melhor resultado de sempre numa eleição 7 Maravilhas, com 907 doces inscritos nas 7 categorias a concurso.
As candidaturas submetidas numa plataforma online, por entidades públicas, privadas e por pessoas singulares, foram validadas pelo Conselho Científico que já as avaliou, numa lista hoje revelada.
O painel de especialistas votou para escolher 21 doces de cada distrito ou região autónoma, organizados pelas 7 categorias, sendo 3 de cada categoria, num total nacional que pode atingir os 420 doces.
Agora o painel de especialistas fará nova votação para reduzir a lista a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que serão posteriormente apresentados para votação pelo público.
Estes 140 doces vão ser reveladas a 8 de maio e são votados pelo público em 20 programas, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.
Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.
Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre.
Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.
A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.
Aljezur:
Almofadinhas de Batata doce de Aljezur (bolo de pastelaria)
Fritos de Aljezur (biscoitos e bolos secos)
Pasteis de Batata-doce de Aljezur (doces festivos)
Torta doce frescura de Aljezur (doce de colher e doce à fatia)
Lagos:
Dom Rodrigo de Lagos (doce de território)
Loulé:
Folhado de Loulé (bolo de pastelaria)
Monchique:
Bolo de Tacho (doce de território)
Branquinho (biscoitos e bolos secos)
Pudim de Mel (doces de fruta e mel)
Torta de Milho (doce de colher e doce à fatia)
Olhão:
Folar de Olhão (doces festivos)
Portimão:
Arrastão Doce d'Alvor (doces de inovação)
Doce Fino (doce de território)
Estrelas de Portimão (biscoitos e bolos secos)
Morgado (doces festivos)
Portimonenses (bolo de pastelaria)
Queijo de Figo (doce de território)
Trilogia Algarvia (doces de inovação)
Silves:
Apólitas (doces de inovação)
Morgado Algarvio (doce de colher e doce à fatia)
Vila Real de Santo António:
Janota (biscoitos e bolos secos)
Veja
aqui a lista total dos doces a concurso.