Decorreu no passado sábado, dia 21 de Julho, na aldeia do Azinhal, a XXIV edição do Festival de Folclore.
O festival, que se realiza há já 24 anos, traz ao Azinhal o melhor da tradição e da riqueza cultural portuguesa, este ano com uma representação do país vizinho.
Conforme explica a edilidade, "foi uma edição de casa cheia, que se realizou, no largo da aldeia, repleto para acolher um festival de folclore que prima por trazer o melhor da tradição folclórica portuguesa, uma amostra da riqueza e da história popular, desde os trajes, aos instrumentos musicais tradicionais, cantares e danças".
Este ano subiram a palco a Escola de Acordeão de Castro Marim (Associação de Acordeonistas do Algarve – Mito Algarvio), o Rancho Folclórico do Azinhal (Castro Marim), o Rancho Folclórico “Flores da Primavera” (Guisado, Caldas da Rainha) e o Coro e Danzas Virgen del Rosario Alhama de Murica (Asociación Regional Francisco Salzillo).
"Conhecida pelas rendilheiras da renda a bilros, a aldeia do Azinhal transporta consigo um traço forte do caráter cultural do concelho de Castro Marim, sendo o local perfeito para esta iniciativa", assinala a autarquia em nota de imprensa.
O XXIV Festival de Folclore do Azinhal foi organizado pela Casa do Povo e Rancho Folclórico do Azinhal e contou com os apoios do Município de Castro Marim e Junta de Freguesia do Azinhal.