O Município de Faro deu a a conhecer o seu recente projeto direcionado aos Seniores com um livro de receitas de cozinha, elaborado pelo Gabinete de Apoio ao Idoso da autarquia, com o apoio da Provectus e do projeto Prato Certo (In Loco), intitulado “Culinária Fresca para Seniores”.
Com este projeto, são apresentadas sugestões e propostas de alimentação que incluem, por exemplo, neste período de temperaturas elevadas, a necessidade de ingerir água. "Para aumentar o seu consumo, são sugeridas dezenas de receitas para tornar o verão mais fresco e saudável para todos, como por exemplo, águas aromatizadas, entre outras", acrescenta o Município em nota de imprensa.
Este livro já foi enviado por correio para cerca de 250 munícipes idosos do concelho que estiveram em contacto com o Departamento de Desenvolvimento Social e Educação da autarquia nos últimos dois anos. Os restantes munícipes idosos poderão solicitar o livro naquele serviço, na Praça José Afonso, n.º 1, Faro.
Devido à pandemia, o Município de Faro lembra que foi forçado a interromper o “Programa Faro Sénior” e as várias atividades presenciais que promovia junto dos mais idosos. No entanto, o Gabinete de Apoio ao Idoso procurou respostas alternativas para contornar o facto de não poder estar próximo fisicamente dos seniores e assim ajudar a resolver os seus problemas.
Durante o período de confinamento, foram contactados os idosos que já se tinham relacionado com os serviços em ocasiões anteriores e encaminhadas para apoio alimentar ou outros tipos de apoio todas as situações que se justificaram.
Foram ainda instalados equipamentos de teleassistência e atribuídas dezenas de cartões que permitem obter medicação de forma gratuita. São também acompanhados semanalmente, via telefone, os idosos mais sozinhos e foi iniciado o envio de jogos e atividades para casa destes munícipes com o objetivo de se manterem intelectualmente ativos, reforça a autarquia.
Com as várias iniciativas, o Gabinete de Apoio ao Idoso do Município procura combater a solidão e a estimular a promoção de uma vida com mais saúde (física e mental) entre a população mais idosa do concelho.