Nota da Câmara de Portimão destaca que esta edição tem o mote das comemorações do 18.º aniversário do Museu de Portimão e pretende cruzar o concurso de fotografia com a arte do desenho.
Adianta a autarquia que a proposta volta a ser para fotografar, entre as 8h30 e as 20h30 de dia 16 de maio, 12 olhares originais sobre cada um dos temas escolhidos pela organização. Um dos critérios impostos nesta vertente é que todos os registos captados abranjam o espaço geográfico do Município, que inclui as freguesias de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, abordando a diversidade de identidades do concelho.
Para celebrar as 26 edições da Corrida Fotográfica, a iniciativa vai integrar uma nova componente artística.
A modalidade integra o 1.º Encontro “Desenhar Portimão”, em parceria com a Urban Sketchers Algarve, "promovendo a reflexão em torno do papel da dimensão artística do desenho na observação e promoção do património cultural e natural do concelho".
Serão escolhidos os quatro melhores conjuntos, sendo atribuídos, em ambas as modalidades, prémios entre os 750 euros e os 100 euros. No final, podem ainda ser atribuídos o Prémio Jovem dos 12 aos 17 anos e o Prémio Especial do Júri. Tal como nas edições anteriores, as imagens e os desenhos vencedores serão expostos no Museu de Portimão em dezembro de 2026.
As inscrições para a 26.ª Corrida Fotográfica, em ambas as modalidades, estão abertas até dia 13 de maio.
Os participantes podem inscrever-se presencialmente, na receção do Museu de Portimão, ou em alternativa através do endereço online https://tinyurl.com/CorFotPtm-2026, sítio onde pode ser consultado também o regulamento e as regras de participação.
Mais informações estarão disponíveis através dos telefones 282 405 230 e 282 405 269 ou do e-mail [email protected]