Bora Lá

26.ª edição dos Dias Medievais em Castro Marim promete "viagem inesquecível" ao passado

DR
DR  
A 26.ª edição dos Dias Medievais em Castro Marim decorre entre os dias 27 e 31 de agosto, "prometendo uma viagem inesquecível ao passado e que atrai anualmente milhares de pessoas", realça nota da Câmara de Castro Marim.

PUB

Reis e rainhas, cavaleiros de armaduras reluzentes, bobos e jograis, comerciantes, monges, damas e nobres e ainda criaturas demoníacas e mágicas irão invadir a vila de Castro Marim, contando mais uma vez com a participação especial de Guérande, cidade francesa geminada, e de Cortegana (Espanha).

O Castelo irá, mais uma vez, ser o epicentro do evento e abrigar as representações de dezenas de artes e ofícios com demonstrações ao vivo de artesanato e produção de couro ou ferro, além de espetáculos como os torneios medievais a cavalo, um deles assinado pela Guarda Nacional Republicana.

Outro dos grandes destaques dos Dias Medievais em Castro Marim são os banquetes, que decorrem num espaço exclusivo e à luz das tochas, com uma ementa que reúne iguarias da época, acompanhadas de performances de grupos de animação.

Se pretender ser Rei por uma noite pode ainda optar por uma experiência diferente na mesa real, com apenas 10 convivas por noite, que desfrutam da "pompa e circunstância" das cortes da Idade Média, com reserva antecipada.

Um dos pontos altos do evento organizado pelo Município de Castro Marim é o desfile, que decorre no primeiro e último dia, ao final da tarde. O Castelo de Castro Marim acolhe ainda as exposições de instrumentos de tortura e punição e da primeira sede da Ordem de Cristo.

A animação é outra aposta do Município, "graças à exclusividade com alguns dos 30 grupos de animação nacionais e internacionais de países como Itália ou França", lê-se na nota divulgada.

Estes grupos serão rotativos e distribuídos pelos vários palcos dos Dias Medievais, desde o mercado até ao Castelo. O evento ainda inclui espaços e atividades de animação infantil com oficinas, jogos, carrosséis, contadores de histórias e outras diversões.

Já no Forte de S. Sebastião, com o acampamento árabe na sua encosta a representar o quotidiano de uma caravana de comércio de sal e especiarias, irá decorrer uma recriação histórica do quotidiano civil e militar do século XVII, da época da Restauração, com apresentações e demonstrações por profissionais da Real Academia do Terço. 

A autarquia diz que um dos "grandes investimentos" será na área da segurança e proteção dos visitantes, com a presença de várias forças e elementos da Proteção Civil, GNR, Bombeiros de Vila Real de Santo António e Castro Marim, segurança privada e posto médico equipado com desfibrilhadores, que percorrem todo o recinto, para que se possa reduzir o tempo de socorro.

Tratando-se de um EcoEvento, será disponibilizado um copo de barro diferente em cada edição, pretendendo continuar, com o objetivo de apelar à redução de resíduos e à utilização de materiais reutilizáveis, ao mesmo tempo que tem o selo “Save Water”, da Região de Turismo do Algarve.

A ilustração da edição de 2025 ficou a cargo de Abel Viegas, um jovem designer gráfico castromarinense, que reside atualmente no estrangeiro.

Os bilhetes serão brevemente colocados à venda na bilheteira online BOL e nos diversos pontos de venda associados.

Mais informações em https://diasmedievais.cm-castromarim.pt