Desporto

286 nadadores de 52 clubes participaram no VIII Meeting Internacional do Algarve

Foto|D.R
Foto|D.R  
Nove recordes nacionais de piscina curta e 33 recordes do meeting, é o balanço do VIII Meeting Internacional do Algarve, realizado no passado fim de semana nas Piscinas Municipais de Albufeira.

O Município de Albufeira informou em nota enviada à comunicação social, que o evento recebeu 286 nadadores (149 masculinos e 137 femininos) em representação de 52 clubes nacionais e estrangeiros e levou ao pódio a equipa do Sporting que venceu a edição deste ano, com 213 pontos, seguido do Benfica com 125 pontos e do Louzan/Efapel com 102 pontos. 
 
Em termos individuais, Gabriel Lopes obteve a melhor performance masculina com 859 pontos alcançados na prova de 200 metros Estilos. Por sua vez no sector feminino a nadadora Francisca Martins obteve a melhor performance feminina com 818 pontos alcançados na prova de 400 metros Livres. 
 
Quanto às equipas da Associação de Natação do Algarve - ANALGARVE, o Louletano Desportos Clube conquistou o 8º lugar, o Clube de Natação de Olhão, o 23º lugar, o Ginásio Clube Naval de Faro o 31º lugar, a Portinado o 32º e o Lagoa Académico Clube o 37º lugar.
 
“O nível de competição foi elevadíssimo, facto facilmente comprovado com os recordes aqui obtidos, o que muito nos orgulha, pois é uma prova de que Albufeira tem todas as condições para a realização de eventos de máxima qualidade, a nível internacional”, disse o presidente da autarquia, José Carlos Rolo. Por seu turno, o vice-Presidente Cristiano Cabrita da Câmara Municipal, Cristiano Cabrita, acrescentou que “a par das excelentes estruturas e equipamentos, temos igualmente o saber fazer, o saber acolher bem provas do mais alto nível. Temos a experiência e temos a apetência para pontuarmos, a nível internacional, como uma cidade desportiva de excelência nas mais diversas modalidades”, referindo-se aos critérios necessários para que Albufeira venha a ser a Cidade Europeia do Desporto em 2026.
 
Este evento aprovado pela FINA – Federação Internacional de Natação, a contar para a obtenção de marcas mínimas para o Campeonato do Mundo em Melbourne no próximo mês, contou com a organização da ANALGARVE, em parceria com Câmara Municipal de Albufeira e o apoio da Federação Portuguesa de Natação (FPN), do Futebol Clube de Ferreiras (FCF), da Porches Motor Village, da ISWIM e da Laranja Tours.
 
A referir ainda a participação do Aquático Clube de Silves, do Clube de Natação de Beja e do Futebol Clube de Ferreiras no evento.