O programa de três dias é gratuito e inicia no dia 9 de maio pelas 17h30, na sede da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento Algarvio. O primeiro dia inclui um balanço de resultados do projeto MEDadap Tavira que será realizado por Inês Mesquita e Ângela Rosa, responsáveis pelo projeto; uma caracterização dos produtores da Al-Bio que será feita pela Engª Cláudia Barrera-Salas no seguimento de visitas de campo realizadas no âmbito do projeto GrowLIFE; uma apresentação sobre os ‘desafios da conversão em agricultura biológica’ que será levada a cabo por Nuno Coutinho do organismo de controle Certiplanet; a projeção do documentário ‘citrinos em modo de produção biológico’; um breve momento de degustação de produtos biológicos; e o discurso final por parte da vereadora do Ambiente do Município de Tavira, Sónia Pires.
No dia 10 de maio a sessão é orientada pela Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (AGROBIO) e começa às 10h00 da manhã no Clube de Tavira. Durante a manhã serão esclarecidos assuntos de foro técnico, nomeadamente acerca das novas medidas, do caderno de campo, da legislação e dos apoios à agricultura biológica. Entre as 13h00 e as 15h00 haverá um almoço biológico que está sujeito a inscrição. Pelas 18h00 serão partilhadas, entre outras, considerações sobre os atuais desafios da agricultura biológica em Portugal. A AGROBIO é uma organização não governamental (ONG) que atua na promoção e desenvolvimento da Agricultura Biológica desde 1985.
No dia 11 o programa termina com uma oficina de campo interativa sobre agricultura biológica e regenerativa adaptada às alterações climáticas. A partir das 10h00, no Monte do Álamo em Tavira, será levado a cabo um dia de ações práticas que serão facilitadas pelo especialista Jorge Ferreira (AGROSANUS). Entre as 13h00 e as 14h30 será feito um intervalo e haverá um almoço biológico que está sujeito a inscrição.
Todas as atividades são gratuitas, menos os almoços que são opcionais, pelo que a organização disponibiliza um formulário para que os interessados possam registar a sua inscrição: https://forms.gle/tHECrZiTD28qGoFH
A Al-Bio é uma associação sem fins lucrativos que reúne agricultores, produtores e preparadores em modo de produção biológico na região do Algarve. A associação que também se dedica à promoção da agroecologia e à proteção da biodiversidade mantém um protocolo com o Município de Tavira através do qual leva a cabo o projeto MEDadap Tavira: Agroecologia em contexto Mediterrânico.
Com a conclusão da 2ª edição das Jornadas Técnicas em Agricultura Biológica termina a 1ª edição do projeto MEDadap Tavira: Agroecologia em Contexto Mediterrânico, no entanto, a Al-Bio pretende continuar a contribuir para o desenvolvimento sustentável do território prosseguindo com a realização de atividades e projetos que beneficiem agricultores e consumidores biológicos.
Face à elevada procura de produtos biológicos e à parca diversidade e organização da produção, a associação pretende contribuir mais para o aumento da oferta de produtos biológicos junto dos consumidores e considera que é estratégico que sejam garantidas infraestruturas de apoio logístico e equipamentos de suporte à "grupagem" para facilitar o abastecimento à restauração coletiva, cantinas públicas, canais Horeca e mercados internacionais.
A associação considera fundamental diminuir constrangimentos logísticos, aumentar o nível de literacia em torno do modo de produção biológico, unir agricultores e colocá-los no centro das estratégias de sustentabilidade do território. Deseja ainda integrar e implementar uma Bio-região no Algarve.