O programa cultural «365 Algarve» foi apresentado na quarta-feira, dia 4 em Loulé, e regressa este mês, com uma 2.ª edição que promete diversificar a oferta cultural da região, numa ligação entre a tradição e a contemporaneidade.
Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, nasceu a 15 de outubro em Tavira. Para comemorar, estão previstas várias iniciativas incluindo a exposição de pintura Sonhos Incompletos, de Kinga Subicka, no restaurante Gilão, patente de 1 de outubro a 30 de novembro; a exposição de Isabel Macieira & Matthijs Warner, na Casa Álvaro de Campos (de 3 de outubro a 30 de novembro); a exposição Fotográfica na Associação de Fotógrafos; a exposição de pintura de Fonseca Martins, na Tavira D’Artes; e a exposição documental, no Clube de Tavira.
Com o objetivo de levar o mundo de Álvaro de Campos a mais pessoas, será possível ver uma exposição virtual no site do Arquivo Municipal de Tavira; e de Poesia e Música na página do Facebook do Espaço Cultural Leão da Serra Basília (14 de outubro). A Arte Associação irá promover uma emissão na rádio Gilão 94.8 FM emitida até 15 de outubro.
Não poderiam faltar os encontros e conferências, este ano organizadas pela Prof.ª Teresa Rita Lopes, na Casa de Álvaro de Campos, nos dias 14 e 15 de outubro. Poderá ainda assistir a uma sessão de cinema que inclui a estreia do documentário «Quem é Álvaro de Campos» (no dia 15 de outubro).
No quadro da programação do «365 Algarve», a Festa dos Sentidos propõe vários espetáculos e workshops para toda a família em Lagos. Na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, é possível assistir ao espetáculo Voz do Mundo do Grupo Coral de Canto Étnico; à exposição de ilustração «Histórias sem Letras»; ao workshop de escrita com cheiro (14 de outubro); e à oficina para pais e filhos Dança dos Afetos (21 de outubro). No dia 7 de outubro poderá visitar o Atelier de ilustração com Yara Kono; e participar no workshop de material Cenográfico (9, 16, 23 e 30 de outubro).
Este mês, não poderá perder a 8.ª edição do Festival Verão Azul, pelo qual passarão alguns dos melhores artistas da dança e teatro contemporâneo português, como Vera Mantero, Francisco Camacho e Tiago Rodrigues. Organizado pela CasaBranca, o Festival integra espetáculos de artes performativas, concertos, cinema, vídeo e um espaço dedicado ao público infanto-juvenil, que decorrem nas cidades de Faro e Lagos.
Em destaque, está a inauguração da exposição «De uma natureza híbrida» de Sara Feio na Galeria Lar, em Lagos (20 de outubro a 11 de novembro) e a exibição de um Documentário de Markus Toth e Mário Hötsch (21); enquanto que no Teatro de Figuras de Faro, será apresentado o projeto «Plethora Open Call» (20 a 27 de outubro).
Ao longo do mês, haverá lugar para várias iniciativas artísticas, como o remake da dança «O Rei no Exílio» (20 de outubro, no Centro Cultural de Lagos), o workshop de improvisação Musical com Eduard Pou e Pau Rodrigues, no Clube Turístico Lacobrigense (17 a 19 de outubro), a peça de teatro «António e Cleópatra» de Tiago Rodrigues no Centro Cultural de Lagos (27 de outubro), e a performance musical de Vasco Célio, Carlos Barreto e Mário Delgado «My Paradise Is Better Than Yours», entre muitos outros eventos culturais.
Outro dos momentos fortes deste início da 2.ª temporada do «365 Algarve» é o Ciclo de Arte Contemporânea que decorrerá em Faro, Portimão e São Brás de Alportel, e que começa com a Exposição de Pintura de Ana André, no Museu Municipal de Faro, de 14 de outubro a 3 de dezembro.
Os espetáculos de Animação de Património não podiam faltar na programação: destaque para «Momentos Fantásticos com Património – Sítios com História» a 28 de outubro e «Faro Desvendado» no dia 31 de outubro.
A partir de outubro, são esperadas 525 iniciativas culturais em todo o território algarvio, entre festivais, exposições, animação de património, cinema, teatro, circo contemporâneo, música e gastronomia.