Sociedade

3 dias de muita cultura para celebrar aniversário da Biblioteca Municipal de Portimão

No dia 6 de novembro, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, assinala 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local.

PUB
 
As comemorações vão ser assinaladas em três dias e através de cinco atividades para diferentes públicos. No dia de aniversário, dia 6 de novembro, às 14h30, destaque para o “O Algarve de Sophia”, um recital com poemas e canções de tributo a Sophia de Mello Breyner, por Afonso Dias no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Sophia de Mello Breyner 1919 – 6 de novembro. O público-alvo são as escolas secundárias e carece de inscrição prévia.
 
No mesmo dia, mas às 21h00, a comunidade é convidada a assistir ao espetáculo de Afonso Dias com “Fado Aleixo”, numa homenagem ao grande poeta algarvio nos 120 anos do seu nascimento (1899). “Fado Aleixo” é um tributo ao mais criativo e sagaz dos poetas algarvio – António Aleixo. Afonso Dias traz o poeta Aleixo de regresso ao Fado Tradicional, que ele mesmo cantava.
 
Nos dias 8 e 9 de novembro serão dias dedicados à escritora Margarida Fonseca Santos, autora reconhecida que tem uma grande parte das suas obras no Plano Nacional de Leitura. Publicou o seu primeiro livro para crianças há vinte e um anos. Desde esse instante, nunca mais parou de escrever para este público, um verdadeiro desafio que se transformou numa grande paixão.
 
No dia 8, pelas 16h00, a escritora irá ministrar uma ação de formação intitulada “Escrever para ler” dirigida a professores bibliotecários, técnicos de Biblioteca, professores e educadores. A inscrição deverá ser realizada previamente na Biblioteca Municipal. À noite, pelas 21h00 a Biblioteca recebe uma sessão de contos gratuita para Adultos pela Margarida Fonseca Santos.
 
“Razões para Escrever” (NósNaLinha, 2019), de Margarida Fonseca Santos, conta o percurso da autora, mas simultaneamente a relevância para entrar no jogo da palavra escrita, da escrita lúdica, onde se desafiam as regras rígidas de gramática e da sintaxe – o que importa é “desbloquear” para brincar com a palavra. “O meu campo são as palavras”, escreve Margarida no início do livro.
 
No sábado, dia 9 novembro, pelas 16h00, crianças e jovens são convidados a passar uma tarde animada com uma sessão de contos gratuita. Margarida Fonseca Santos é autora de livros como “Altamente”, “O Boião Mágico” e “Uma Questão de Azul-Escuro”, e de coleções como “O Reino de Petzet” e, em coautoria com Maria João Lopo de Carvalho, “Os 7 Irmãos”. Além de escrever para crianças, adultos e teatro, trabalha na área da escrita criativa e do treino mental, algo que ficou do tempo em que se dedicava à Pedagogia e à Formação Musical. A coleção ”A Escolha É Minha” é o reflexo de todo este percurso.