Dicas

3 razões que levam uma pessoa a mudar

 
É verdade que as pessoas mudam quando querem, mudam quando sentem essa necessidade, mudam quando precisam de sobreviver, quando entram em tédio e quando percebem que estão a deixar escapar a vida por entre os dedos.

As pessoas mudam quando sabem que não estão bem no modelo que estão a seguir. Mudam quando sentem um profundo mau-estar na sua vida que é como que a mesma a colocá-las “entre a espada e a parede: ou mudas ou estás condenado a ser infeliz”!
 
1.A primeira razão que leva à mudança é o conhecimento, seja de nós próprios, seja dos outros. A aprendizagem leva-nos a ver a realidade de uma forma diferente e a pautar a nossa vida num sentido novo. Ao mesmo tempo, a experiência resultante desse conhecimento, empurra-nos para novos desafios. É importante ter em conta que, lemos e experimentamos, analisamos e mudamos, não basta saber que existe, é preciso experimentar para dar um sentido ao que queremos e, depois é só seguir em frente nesse novo desafio. Muda quem arrisca fazer de forma diferente o mesmo que já fez.
 
2.Alguém que quer terminar um ciclo de sofrimento sente-se mais motivado para mudar. Uma pessoa que já tenha sentido muitas dificuldades no seu percurso, que já tenha sentido dor e angústia, terá mais força e motivação para colocar um ponto final numa determinada forma de vida, seja um casamento, um emprego, uma amizade e daí por diante. O mau-estar empurra-nos para a procura de uma alternativa, de um novo estilo e leva-nos a procurar novos conhecimentos e experiências. A mudança é a porta que se abre, é a nova esperança, a oportunidade para nos conhecermos melhor e para vivermos melhor.
 
3.Alguém que se cansou de fazer e de sentir sempre as mesmas coisas terá mais motivos para mudar. Essas pessoas sabem que estão a perder o seu tempo e energia com “causas perdidas”, por isso, ganham força para encetar um novo percurso e, regra geral, conseguem-no porque, efetivamente estão fartas dos mesmos desfechos. Estas pessoas incluem-se no grupo daquelas que, mal começa um filme, já conseguem ver o seu desfecho, por isso precisam de iniciar algo novo e mais entusiasmante. Estas pessoas mudam mesmo de vida porque o tédio passa a ser superior à motivação.
 
Se quer mudar, comece hoje mesmo a planear essa mudança. Procure informação específica, prepare-se para se conhecer mais a si mesmo e para perceber aquilo que quer mudar.
 
Comece por um lado, o mais pequeno que seja, mas faça-o sabendo que, aos poucos, vai ganhar expressão, entusiasmo e motivação. Faça essa mudança para si mesmo; para ser mais feliz, para se sentir mais realizado profissionalmente, para se encontrar dentro dos seus sonhos e pensamentos, mas comece agora a esquematizar essa mudança no seu cérebro. Feita esta primeira parte, tudo será mais fácil. Tenha em mente que, só a primeira desilusão é dolorosa, as seguintes já lhe são familiares e, tudo o que parece muito difícil, depois de começarmos a fazer, percebemos que não é assim tão acima das nossas capacidades. Boa sorte e, muito entusiasmo para a sua mudança!
 
Fátima Fernandes